Rio de Janeiro, Porto de Galinhas e Maceió despontaram na lista de interesse dos viajantes brasileiros nos primeiros meses de 2021
 
 

Por Victor Maciel (Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo)

Um levantamento realizado pela empresa Decolar apontou que, durante o primeiro trimestre de 2021, os brasileiros preferiram os destinos do Nordeste e do Sudeste na hora de programar uma viagem. Entre os dez mais pesquisados na plataforma, quatro cidades são da região mais populosa do país e outras quatro nordestinas. O destaque vai para Rio de Janeiro (RJ), Porto de Galinhas (PE) e Maceió (AL), que apareceram entre as três primeiras colocações do ranking.

Além da capital fluminense, o Sudeste trouxe destinos como Búzios (RJ), São Paulo (SP) e Campos do Jordão (SP). Complementando a lista nordestina, os internautas tiveram maior procura por Natal (RN) e Porto Seguro, no sul da Bahia. Gramado (RS) e Florianópolis (SC) completam o ranking da plataforma de busca.

Realizado entre o dia 1º de janeiro e 18 de abril deste ano, o levantamento teve como base as buscas de hotelaria no site e no aplicativo da empresa.

 

Conheça um pouco mais desses destinos:

 

1º - Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro serviu de inspiração para grandes obras da cultura popular brasileira. Celebridades do mundo todo passeiam diariamente pelos calçadões de Copacabana e Ipanema e milhares de turistas visitam os arcos da Lapa, a Baia de Guanabara, o Bondinho do Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e as incontáveis praias e ilhas cariocas. Falar das belezas da “cidade maravilhosa” pode parecer clichê, mas a capital possui também curiosidades ainda desconhecidas pelos brasileiros.

 

2º - Porto de Galinhas (PE)

Localizado no município de Ipojuca (PE), Porto de Galinhas é um dos principais atrativos do estado de Pernambuco. De acordo com o Ministério do Turismo, o local é um dos 21 destinos brasileiros que são tendência para este ano. As praias de Muro Alto, do Cupe e de Maracaípe também arrancam suspiros dos turistas e até mesmo dos moradores locais. O tom surpreendente da água é característico do litoral pernambucano e muda conforme a maré e o período de chuvas.

 

Crédito: Bruno Lima/MTur

 

3º - Maceió (AL)

São mais de dois séculos encantando moradores e turistas pela vasta beleza natural e atrativos culturais presentes na região. Os 40 km de costa maceioense estão ornados de coqueiros e banhados de um mar azul turquesa, responsável por dar o apelido de “Caribe Brasileiro” à cidade. Mas Maceió se diferencia, e muito, da região da América Central, principalmente pela rica gastronomia regional, a cultura e o receptivo povo brasileiro.

 

Praia de Pajuçara. Crédito: Marco Ankosqui/MTur

 

4º - Natal (RN)

Cercada por diversos atrativos, Natal tem a praia de Ponta Negra como a mais movimentada da região. É lá que se encontra o Morro do Careca, uma duna que possui mais de 100 metros e que se tornou o ponto turístico mais famoso da cidade. Além disso, os turistas podem desfrutar de passeios de buggy (carros abertos com pneus adaptados para as dunas) com pausas nas lagoas de Genipabu, Pitangui e Jacumã. Todas entre as dunas e o mar ao norte de Natal.

 

Genipabu, Natal (RN). Crédito: Vlademir Alexandre/MTur

 

5º - Gramado (RS)

Sede do Natal Luz e de alguns dos maiores festivais do país, Gramado possui a maior infraestrutura turística do estado do Rio Grande do Sul. A cidade oferece a excelência de seus hotéis, pousadas, restaurantes e cafés, lojas de chocolates artesanais, além de mais de 50 espaços de entretenimento e lazer como parques e museus. O conjunto desses elementos transformam a cidade em um dos mais desejados destinos de turismo do Brasil.

 

Igreja Matriz São Pedro, em Gramado (RS). Crédito: Renato Soares/MTur

 

6º - Búzios (RJ)

Queridinha de celebridades e anônimos, Armação de Búzios (RJ) conta com todas as opções de lazer e belezas das regiões litorâneas cariocas. Tal potencial atrai, anualmente, milhares de turistas ao antigo distrito de Cabo Frio. A cidade traz mais de 20 opções de praias e exibe um de seus maiores ícones, a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot. Além disso, Búzios oferece aos visitantes diversos bares, restaurantes e outros comércios, tornando a região a predileta entre os visitantes da cidade.

 

Estátua de Brigitte Bardot, Em Búzios (RJ). Crédito: Thiago Freitas MTur

 

7º Porto Seguro (BA)

Localizado no sul da Bahia, Porto Seguro oferece ao visitante uma rica gastronomia, belo artesanato e uma viagem à origem do país que pode ser melhor compreendido por meio de um passeio à Cidade Histórica com destaque para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal com as caravelas de Pedro Álvares Cabral. Além disso, apresenta destinos paradisíacos e aconchegantes como os distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e a bela Praia do Espelho, consideradas por muitos, uma das mais bonitas do Brasil.

 

Cidade histórica, Porto Seguro (BA). Crédito: Marcio Filho/MTur

 

8º Florianópolis (SC)

A beleza natural de Florianópolis encanta os turistas. A cidade vem se firmando como um dos principais destinos turísticos do Mercosul. São cerca de 100 praias, entre elas, Jurerê, Canavieiras, Ingleses e Joaquina. Enquanto umas são famosas pela agitação, outras se destacam pelos esportes náuticos como surf, windsurfe, kitesurf, vela e mergulho no entorno da ilha. Na capital ainda é possível encontrar restaurantes renomados e as rendas de bilros, artesanato de tradição açoriana trazido pelos colonizadores do arquipélago português.

 

Praia da Joaquina, Florianópolis (SC). Crédito: Caio Vilela/MTur

 

9º São Paulo (SP)

O destino proporciona atividades turísticas para todos os gostos e idades. Uma das paradas imperdíveis é a Avenida Paulista. A larga avenida passou de elegante bairro residencial ao principal centro financeiro e cultural do Brasil. Ao todo, são 40 centros culturais, 110 museus e 160 teatros com 280 salas que oferecem, em média, 600 espetáculos por ano. A gastronomia é outro convite. A fama vai desde o Mercado Central, com seus sanduíches de mortadela e pastéis, passando pelos mais de 12,5 mil restaurantes e 15 mil bares que servem 52 tipos de cozinhas, até chegar na pizza.

 

Edifício Copan, em São Paulo (SP). Crédito: Rogério Cassimiro/MTur

 

10º Campos do Jordão (SP)

Um dos principais destinos dos casais, Campos do Jordão possui um clima frio, cultura e gastronomia em destaque. A cidade conhecida como “Suíça brasileira”, possui inúmeras atrações que podem ser visitadas o ano inteiro. Atrativos como o Morro do Elefante, o Horto Florestal, o Palácio Boa Vista e as charmosas fábricas de chocolate encantam a quem visita o município paulista.

 

Portal de entrada da cidade. Crédito: Marco Ankosqui/MTur

 

TURISMO DE PROXIMIDADE - Um dos dez destinos mais procurados, segundo o levantamento, Búzios tem registrado uma alta procura pelos turistas que moram próximos à cidade. Segundo o Búzios Convention & Visitors Bureau, 89% das pessoas que visitaram o município nos últimos três meses eram de cidades próximas, com até 300 quilômetros de distância, que viajaram de carro. A pesquisa vai de encontro ao discutido pelo Ministério do Turismo que aposta no turismo de proximidade como principal alavanca para a retomada do setor.