Entre 1748 e 1756 houve a colonização efetiva da Ilha, desembarcando cerca de seis mil açorianos. Alguns autores contam que cinquenta casais estabeleceram-se no Ribeirão da Ilha.

por: Fellipe Rodrigues 

 

   A região de Ribeirão da Ilha é uma das poucas que mantêm até hoje suas raízes, fundada por imigrantes Portuguesas, a cidade continua com características fortes e marcantes deixadas pelos açorianos. Casas tipicamente Portuguesas e vilarejos calmos e tranquilos, são uma marcar para a cidade.

 

    A cerca de 36k de Florianópolis, a região é formada por pequenas ilhas de areias grossas e águas calmas e tranquilas. É um dos poucos lugares do sul que mantêm os costumes Portugueses no sul do país.  Um passeio até a praia é uma volta as raízes e cultura açorianos.

 

    As casas, em sua maioria, possuem paredes rosas com janelas amarelas ou brancas. Ou verde com azul. As cortinas também chamam a atenção, quase todas feitas de renda. 

     Conhecer Ribeirão da Ilha, é viajar por suas praias e pequenos distritos. Você pode se aventurar por uma área de área total de 51,54 km², que está distribuída em: Alto Ribeirão,Barro Vermelho,Caiacangaçu,Caieira da Barra do Sul,Carianos,Costeira do Ribeirão,Praia de Naufragados,Praia da Tapera,Sertão do Peri.

 

      É o segundo distrito mas antigo de Florianópolis. Ali se preservam tradições como a Festa de Nossa Senhora da Lapa, a produção das rendas de bilro, das canoas e baleeiras, dos balaios e cestos de cipó.

 

       A Igreja de Nossa Senhora da Lapa inaugurada em 1806, foi construída por senhores e seus escravos a partir de alvenaria de pedra, azeite de baleia e cal. 

 

       Do alto do Morro do Ribeirão é possível vislumbrar a Baía Sul, parte do Sertão do Peri e as montanhas do extremo sul do maciço do Cambirela. Suas praias abrigam uma das maiores produções de ostras do país.

 

 

       Falando em frutos do mar, eles chegam fresquinhos também às mesas dos restaurantes espalhados pela Lagoa da Conceição, no Centro da ilha. Por lá, concentram-se também a maioria dos bares, boates e cafés, garantindo diversão o ano inteiro.

       Com tanta diversidade e influencias Portuguesas, Ribeirão da Ilha é uma boa pedia para quem gosta de sossego, praia e agito.