Beleza, tranquilidade, recursos naturais e ótimas opções para aqueles que gostam de esportes radicais e aventuras, isso é Ilha Comprida
Bárbara Carvalho, São Paulo
Ilha Comprida está localizada no litoral sul de São Paulo. É um município que teve sua emancipação em 27 de outubro de 1991, possui clima temperado úmido, com temperatura média anual de 24º c. É a região administrativa de Registro-Vale do Ribeira e sua economia se concentra em turismo, serviços, construções civis, pesca e desenvolvimento sustentável.
A variedade de opções para o turismo neste município é grande. Seus pontos positivos começam pela facilidade no acesso; através da Ponte sobre o Mar Pequeno Prefeito Laércio Ribeiro que liga Iguape à própria Ilha.
A malha natural de Ilha Comprida tem muitas praias sem poluição e vilas caiçaras. Há também muita badalação nos centros urbanos e uma intensa agenda de eventos o ano inteiro.
As opções para visitação e exploração são áreas para observação de aves, trilhas ecológicas e muitas opções de passeio.
Dentre os que estão abertos ao público estão o Trapiche da Vila de Pedrinhas para o Boqueirão Sul, pelo complexo Estuarino da praia de Cananeia, Iguape e Ilha Comprida. Nesse local é possível realizar observação de aves e ecossistemas costeiros.
As dunas de Juruvaúva são o último ecossistema ainda intocado do Estado de São Paulo que podem ser visitadas. Possui 2.100 m de praia e está localizado a cerca de 40 km do Boqueirão Sul. Em muitos pontos, estas dunas se transformam em mirantes para a observação da praia a longa distância, com porte de vegetação típico.
Vida natural
Das 850 espécies de aves já catalogadas em São Paulo, cerca de 250 espécies de aves estão em Ilha Comprida. Desse número, cerca de 20 aves vem do Ártico, percorrendo até 12.000 km de migração e passam pelas praias da Ilha. Estas aves alimentam-se de crustáceos que se escondem na areia e somente são vistas em maio.
Há fenômenos interessantes acontecendo na Ilha, como por exemplo, recentemente houve indícios da visita de onças pardas nos terrenos de Ilha Comprida. Elas visitam a Ilha por determinadas temporadas, caçam provavelmente no período de suas crias, voltam à terra firme e voltam para se alimentar. É difícil dizer se estes animais conseguem viver na Ilha durante o ano todo, devido a estes serem terrestres e a Ilha possuir muitos mangues.
Novidades para 2014
A um tempo atrás, o prefeito Décio Ventura assinou uma ordem de serviço, solicitando a construção do Catamaran, que iniciará roteiros náuticos em São Paulo e no Paraná. A nova embarcação possuirá todas as comodidades como, ar condicionado, TV de plasma, além de muito espaço para comportar até 80 passageiros. De acordo com o prefeito, a operacionalização será terceirizada.
Inicialmente, serão realizados roteiros experimentais para que os roteiros turísticos sejam definidos.
O prefeito também frisa que a localização estratégica do Lagamar é um fator contribuinte para que seja bem sucedido.
Há também o Projeto Orla, que consiste em atender as premissas principais de sua idealização: é ambientalmente adequada, tem baixo custo de manutenção e implantação. Este projeto foi assinado pelo arquiteto Marcos Boldarini e visa concluir uma obra de calçadas de 4 metros, mais três metros de área se segurança e igual medida de ciclofaixas. Este projeto contempla acessibilidade e também possibilita a recuperação de áreas degradadas nas faixas mais densas da orla. O processo de licenciamento se deu após a apresentação aos conselheiros da APA, o projeto foi aberto para sugestão e avaliação, o que ainda está em andamento na Secretaria do Estado do Meio, e sua parovação será anexada ao licenciamento.
Há também os projetos de desenvolvimento sustentável, que são o Profissão – extrativista, Projeto Siri Mole, Ostras de Juruvaúva e Baunilha/Pimenta/Marcela, que ainda não estão abertos ao público mas deverão ser abertos logo mais.
Como chegar?
As opções de conexão podem ser feitas através de São Paulo, Curitiba e pela Cananéia. Por São Paulo, o percurso pode ser feito ao longo de 200 km pela Rodovia Régis Bittencourt (BR – 116) até o trevo de Iguape. Seguindo pela Rodovia Casimiro Teixeira, SP – 222. Estas novas opções facilitaram bastante o acesso ao município, antes feito por balsas. O acesso através de balsa agora é feito somente pela praia da Cananéia, antes a única opção disponível de acesso
Onde se Hospedar?
Uma das melhores pousadas para se hospedar em Ilha Comprida é a Pousada Recanto. Com toda sua extensão e infraestrutura planejada, a pousada conta com diversos atrativos para tornar sua estadia o mais confortável possível. A construção possui piscinas, salão de jogos, serviço de intérprete, salão de eventos, com capacidade para 150 pessoas, lanchonete, churrasqueira, entre outros atrativos. A melhor época para se viajar para lá com certeza é no verão, pois os quartos além de muito limpos e organizados, possuem todo o conforto e comodidade para o descanso e entretenimento. TVs com canais assinados, ar condicionado, chuveiro quente, e camas extremamente confortáveis. Está localizada na Rua das Margaridas, 65, no Balneáreo Meu Recanto.
Para efetuar reservas, você pode contatar os números (13) 3842-3838 ou (13) 38421546.
*crédito fotos: Sílvio César e Bárbara Carvalho