As atividades começam em dezembro e seguem até abril

 

A temporada de esqui na Suíça começa agora em dezembro e segue até abril, atraindo milhares de brasileiros, além de milhões do mundo. Entre as regiões que mais  impressionam quem busca esportes invernais está Interlaken, bem no centro do país, em meio aos Alpes. A localidade reúne o melhor da tradição alpina - que bem poderia ser resumida pelas palavras natureza, cultura, tradição, aventura, beleza, luxo e sofisticação…

É lá que ficam as estações de esqui Kleine Scheidegg-Mannlichen, Grindelwald-First e Murren-Schilthorn, que, juntas, somam 206 km de pistas preparadas de todos os níveis de dificuldade. As três são conhecidas por seus instrutores atenciosos e experientes, especialmente com marinheiros de primeira viagem ou crianças, mas também com esquiadores veteranos. As pistas são excelentes e a simpatia e eficiência de todos os funcionários envolvidos na operação são exemplares. E mesmo quem não esquia consegue se divertir, graças aos 100 km de trilhas invernais de caminhada e os 50 km de pistas para trenós, incluindo a mais longa do planeta, com 15 km de extensão.

Com 102 quilômetros de pistas, 19 meios de elevação, uma área exclusiva para iniciantes recém-lançada e uma temporada de neve que começa em 6 de dezembro e segue até 19 de abril de 2015, Kleine Scheidegg tem um cenário de tirar o fôlego: de lá se descortinam as famosas montanhas Eiger, Monch e Jungfrau. A segunda estação, Grindelwald-First, conta com 53 quilômetros de pistas, 8 meios de elevação e um completo snowpark, com diversos obstáculos e superpipe. Quem procura fortes emoções encontra seu lugar ideal ali. A temporada começa no dia 13 de dezembro e vai até 6 de abril.

Já Murren-Schilthorn  (54 km de pistas e 13 meios de elevação), cuja temporada acontece entre 13 de dezembro e 19 de abril, é boa tanto para quem está começando agora como para os mais experientes esquiadores e snowboarders.

Entre as promoções para 2014/2015 estão a “2 for 1 winter special”, onde um adulto reserva um pacote e uma segunda pessoa ganha os mesmo serviços gratuitamente, incluindo duas noites de hospedagem com café da manhã e três diárias do Jungfrau Sportpass, que dá acesso às estações. As reservas devem ser feitas em www.jungfrau.ch/2for1 e são limitadas aos períodos entre 13 e 19 de dezembro, 3 e 30 de janeiro e de 7 de março até o final da temporada de inverno.

Também é possível comprar no site www.jungfrau.ch/earlybird o Sportpass – válido de 2 a 10 dias - até 21 dias antes do primeiro dia de uso e obter um desconto de 20% de desconto. Além disso, a cada adulto que comprar um passe de dia inteiro ou meio dia em um sábado, três crianças de 6 a 15 anos não pagam.

Entre os eventos previstos, destaque para dois: a Lauberhorn World Cup Races Wengen, entre 16 e 18 de janeiro, e o Snowpenair, um concerto musical em meio à neve e as paisagens deslumbrantes de Kleine Scheidegg, em 11 de abril. Vale lembrar que, se houver condições metereológicas adequadas, as estações começam a funcionar antes do previsto, no dia 15 de novembro, mas somente aos finais de semana.

Para completar as novidades, o Top of Europe Ice Magic (http://www.icemagic.ch/en/home.html) promete reafirmar Interlaken como um verdadeiro paraíso gelado da diversão. O espaço, que ficará aberto diariamente das 10h às 22h, até 28 de fevereiro, é ideal para passar o dia, patinar, comer e ainda admirar o cenário das montanhas ao redor. Sua estrutura vai contar com várias pistas de patinação no gelo de tamanhos e níveis diferentes, todas ligadas por uma passarela de aproximadamente 400 metros de comprimento, além de loja para aluguel de equipamentos, restaurante e barraquinhas de comida. A variedade gastronômica, aliás, promete agradar todos os gostos, indo do fondue suiço ao risoto italiano.

Conforme o nome da cidade já diz, Interlaken - localizada a 3 mil metros de altura - fica entre os enormes lagos Thun e Brienz, tendo ao redor cenários alpinos de cartão postal. Vale a pena pegar um barco e atravessar o lago Brienz – a água cristalina reflete o azul do mar e o verde dos pinheirais – até a cidade do mesmo nome.  As opções de hospedagem são muitas e boas, como o luxuoso 5 estrelas Victoria-Jungfrau Grand Hotel & Spa, entre outros. O comércio de alto nível também está presente – por exemplo, as lojas Kirchhofer oferecem produtos exclusivos, incluindo relógios artesanais e joias.

O ideal é chegar à cidade de trem a partir de Genebra, Lausanne, Berna ou Zurique: enquanto a composição singra os vales e faz quilômetros morro acima, vão ficando para trás paisagens bucólicas de sonho, das cidadezinhas, e de vacas e cabras pastando. Há sete famosas “rotas cênicas” de trem pela Suíça. Essa é uma delas.