SinHores promoveu na semana passada um encontro com o objetivo de projetar a cidade que abriga o maior santuário mariano do mundo

 

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Aparecida e Vale Histórico (SinHores) promoveu nos dias 7 e 8 de abril o Encontro Empresarial de Turismo Religioso, realizado na Pousada do Bom Jesus, em Aparecida (SP). O evento, produzido em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), teve como tema principal o fomento do turismo religioso no Brasil. O objetivo dos empresários e operadores é projetar a cidade de Aparecida, que abriga o maior santuário mariano do mundo, como destino para turistas estrangeiros, principalmente latino-americanos, majoritariamente católicos. A idéia é que esses turistas visitem a cidade principalmente entre segunda e quinta-feira, quando o movimento é bem menor em comparação com os fins de semana.

No primeiro dia do evento, os operadores conheceram os hotéis Rainha do Brasil, Marge, Porto Real, Ouro Minas Plaza e Império e ainda a Pousada do Bom Jesus, todos com padrão de qualidade para receber turistas com alto poder aquisitivo — foco estratégico do setor de turismo da cidade. Aparecida possui 198 meios de hospedagem oficiais que juntos somam 34 mil leitos. O grupo visitou também a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o santuário recebeu cerca de 12 milhões de visitantes em 2014.  

De acordo com o presidente do SinHores, Ernesto Elache, a cidade já conta com uma rede hoteleira capacitada para receber turistas mais exigentes, brasileiros e estrangeiros. Além disso, novos empreendimentos de hospedagem estão surgindo e outros passando por reformas.  “Em Aparecida os setores relacionados ao turismo estão preparados para atender a este perfil de visitante, mas temos uma preocupação constante com a qualificação da mão de obra. Nosso objetivo também é atrair a realização de eventos para a cidade”, analisa.

O evento contou com a participação das operadoras CVC, Flot, JVS, Schultz, Monark e Turnet, associadas à Braztoa. “O Encontro foi direcionado aos negócios. Acreditamos que o futuro do turismo em Aparecida será ainda mais promissor. Entretanto, é necessário que a hotelaria local alcance o padrão internacional, como acontece em Lourdes, na França; Fátima, em Portugal; e Guadalupe, no México”, afirma o presidente da Braztoa, Eduardo Barbosa.

A Embratur também estava presente ao Encontro Empresarial de Turismo Religioso. Geisa Santos, da Diretoria de Produtos e Destinos, conheceu a cadeia produtiva do turismo religioso de Aparecida e levantou os produtos ofertados para trabalhar, em parceria com o Ministério do Turismo e as operadoras, ações que divulguem a cidade no exterior.

O Encontro promoveu duas palestras. O diretor Técnico da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, ressaltou o impacto positivo que o turismo religioso tem para São Paulo. O diretor-geral da Ruta de San Juan Diego e diretor da operadora City Explorer, no México, Sergio Miguel Peniche, acredita que Aparecida e Guadalupe são casos de turismo religioso semelhantes: ambas as cidades possuem veneração pela virgem Maria e também o fato de Brasil e México terem as maiores populações católicas do mundo.

“Vejo grande oportunidade de negócios para atrair à Aparecida turistas dos Estados Unidos e México, duas outras potências do catolicismo no continente americano. Para impulsionar este produto é necessária uma efetiva participação dos agentes envolvidos: iniciativas pública e privada e Igreja. Aparecida tem a vantagem de contar com bons guias, hotéis e estrutura para receber os turistas”, avaliou Peniche. 

Os empresários locais participaram ainda de um workshop com os operadores, quando tiveram oportunidade de apresentar seus meios de hospedagem.