Veja aqui sugestões para um passeio de 24 horas pela maior cidade do Brasil
Fazer uma viagem de 24 horas pela megalópole paulista com um roteiro de pontos turísticos que dê uma ideia geral da cidade não é tarefa fácil. Mas é uma ótima sugestão para quem deseja conhecer a capital e ainda economizar, especialmente para quem mora em cidades e regiões vizinhas à grande São Paulo, como Campinas, ABC, Osasco, Itu, ou também para quem vem de outros estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. É possível encontrar passagens de ônibus para São Paulo saindo do Rio, Niterói e Belo Horizonte por menos de R$ 100, em ônibus confortáveis, em viagens que duram entre 6 e 7 horas.
Entre Rio e São Paulo há ainda a opção de viajar em ônibus leito, com direito a travesseiro, cobertor e lanche, ou em ônibus executivos de alto padrão. O turista pode viajar à noite e dormir durante o trajeto, chegando ao Terminal Rodoviário do Tietê no começo da manhã, sem riscos de pegar grandes engarrafamentos.
Primeira hora
Como a ideia é economizar, a dica é sair do ônibus e correr para o metrô, que não estará tão lotado a essa hora da manhã. Para a pequena viagem não é preciso levar bagagem, apenas uma bolsa ou mochila com algum casaco e pertences pessoais. Uma das atrações gastronômicas de São Paulo são as padarias (carinhosamente chamadas de “padocas” pelos paulistas) que servem deliciosos cafés da manhã, algumas em sistema de buffet self-service. Na primeira parada do dia, você pode pegar o metrô até Estação da Consolação, e ir à Bella Paulista, na Rua Haddock Lobo, 54, que funciona 24 horas.
Manhã cultural
De lá, além de conhecer os prédios da famosa Avenida Paulista, caminhe até o Museu de Arte de São Paulo (MASP), para visitar alguma exposição nessa primeira parte da manhã. Para amantes da literatura, antes vale a pena dar uma passadinha na Livraria Cultura, uma atração à parte, também na Paulista, localizada no interior do Conjunto Nacional.
Almoço típico
Após o tour pela Paulista, uma boa opção é ir direto para o Mercado Municipal de São Paulo, mais conhecido como Mercadão, que possui mais de 200 estandes de diferentes segmentos, como frutas e verduras, pães e massas, bebidas, frios e laticínios, além de bares e restaurantes. Aproveite para provar o famoso sanduíche de mortadela ou um delicioso pastel de bacalhau. O Mercadão está localizado na região central da cidade, e de lá é possível ir caminhando até à famosa Rua 25 de Março para fazer compras em uma região de grande concentração de comércio popular.
Tarde no centro
De lá, de táxi ou metrô, siga para a região da República, para conhecer a Galeria do Rock, na Avenida São João, próxima à Ipiranga. Outras atrações das imediações são o Theatro Municipal de São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Catedral da Sé.
Uma sugestão é seguir a pé ou pegar o metrô até a estação da Luz, que por si só já é uma atração turística, com sua arquitetura inglesa e bem conservada. Ao lado está localizada o Museu da Língua Portuguesa Estação da Luz, e quase em frente você encontra a Pinacoteca do Estado, com um excelente acervo nacional de obras de arte.
Jantar nipo-italiano
Para um delicioso fim de tarde, siga para o bairro japonês da Liberdade, um encantador recanto da cultura nipônica em São Paulo, onde estão localizados vários restaurantes japoneses. Para quem prefere massas, outra opção é seguir para a região do Bixiga e escolher uma das aconchegantes cantinas e tradicionais restaurantes italianos. No Bixiga não tem metrô e a estação mais próxima é a Brigadeiro, que já fica na Paulista, há uns 15 minutos de caminhada do bairro.
Final do dia
Ufa. O dia foi movimentado e quem já estiver cansado pode retornar para a rodoviária e descansar no ônibus de volta para casa. Para o Rio, há ônibus até meia-noite. Para os que não perderam o pique, a noite em São Paulo é uma das melhores do país, com opções para todos os gostos, entre bares, boates e casas de show. Se o cansaço não chegou e a grana anda curta, siga para a Rua Augusta, artéria que reúne todas as tribos, com movimento garantido noite adentro, e pegue o primeiro ônibus de volta para casa assim que o sol raiar.