O setor de hospedagem deve chegar perto dos 100% no carnaval

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, o setor de hospedagem, nas praias de Palhoça, está com mais de 85% de sua capacidade ocupada. Por estimativa, os gestores do Turismo acreditam que a taxa de ocupação deverá se aproximar de 100% no período do Carnaval.

Na opinião do prefeito Camilo Martins, a preferência dos turistas pelas praias de Palhoça "é uma resposta imediata aos investimentos que a administração fez para qualificar o setor turístico regional". O que, segundo ele, é altamente positivo porque "o turismo traz recursos para a região, gerando emprego, renda e contribuindo para aumentar a arrecadação de impostos", destacou.

Em recente reunião com autoridades e empreendedores do setor, o prefeito disse que o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) vem encaminhando as demandas da Região Sul e que a Secretaria Municipal de Turismo dá a resposta, adotando as medidas necessárias a oferecer conforto e tranqüilidade aos nativos e visitantes.

 

INVESTIMENTOS

Os investimentos foram realizados a partir de uma agenda de planejamento.  As ações fazem parte do Programa Praias Limpas em Palhoça. Os balneários receberam banheiros químicos, chuveiros, lixeiras e até suporte para sacolas plásticas

São 32 banheiros químicos distribuídos pelas praias como Pinheira, Praia de Fora, Mar Aberto, Guarda do Embaú, Barra do Aririu, Ponta do Papagaio e Praia do Sonho. As estruturas em deques possuem também chuveiros.

No trânsito, a Prefeitura acabou com as lombadas eletrônicas e instalou faixas elevadas para pedestres, calçadas padronizadas, sinalização, pintura das faixas de pedestres e lombadas.

Além disso, a Prefeitura está disponibilizando pulseiras de identificação para crianças, nas pousadas e centrais de informações turísticas.

 

PRAIAS EXUBERANTES

Outros fatores estão contribuindo para a preferência dos turistas pelas praias do Sul de Palhoça. Entre eles, podemos elencar a qualificação das praias, sem poluição e as belezas naturais. Soma-se a esses detalhes -que posicionam as praias de Palhoça na lista das melhores do Estado - os investimentos feitos pela administração municipal.

Além disso, a criação da "quarta pista" na BR-101, no Morro dos Cavalos, que evita filas, também abre as portas da região balneária de Palhoça ao turismo.

 

REUNIÃO DE PLANEJAMENTO

Na semana passada, o prefeito Camilo Martins e o secretário de Turismo, Alberto Prim, comandaram uma reunião, na Prefeitura, que antecipou detalhes da Operação Verão temporada 2015/2016. No encontro foram anunciadas metas de segurança e atividades para atender aos nativos, veranistas e turistas em visita às praias de Palhoça.

Participaram da reunião, representantes da Polícia Militar, da Polícia Civil de Palhoça, do Corpo de Bombeiros, membros do Comtur (Conselho Municipal de Turismo), secretarias municipais, de Turismo, Agricultura, Serviços Públicos e da Fcam (Fundação Cambirela do Meio Ambiente).

 

SEGURANÇA

O coronel Áureo Sandro Cardoso, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Palhoça, informou que o policiamento conta com um efetivo de 55 policiais, considerando-se 32 membros do próprio Batalhão e 23 de um contingente de reforço.

 

BOMBEIROS

Fernando Ireno Vieira, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Palhoça, informou que a corporação está atuando, nas praias Ponta do Papagaio, Mar Aberto, Pinheira, Praia de Cima, do Sonho e Guarda do Embaú, com cinquenta guarda-vidas civis e dez militares, que contam com equipamentos operacionais de última linha, principalmente dois botes infláveis, dois jet ski e três quadriciclos.

 

DELEGACIA

Durante a temporada, a Delegacia da Pinheira está aberta 24 horas, mas com restrições operacionais. De acordo com a delegada Beatriz Ribas Dias dos Reis será uma base para a comunicação de ocorrências e registro de B.O. Em caso de prisão em flagrante ou outra ocorrência de maior gravidade, a PM deverá encaminhar os envolvidos à Delegacia da Comarca, no centro de Palhoça.

 

TEMPORADA DE ALTO NÍVEL

Entre os dias 21 e 26 de janeiro e também em fevereiro, a Secretaria de Turismo vai realizar uma "Pesquisa de Demanda Turística", em parceria com a Santur. De acordo com o Secretário de Turismo do município Alberto Prim, o estudo deverá revelar informações sobre o turismo receptivo nacional e internacional a partir de dados coletados nos principais portões de entrada de turistas na cidade. "Vamos saber a procedência do turista, quanto gasta, como gasta, que tipo de hospedagem prefere. Mas, principalmente, a opinião do turista sobre nossas praias e atendimento", ressalta o secretário.

Entre as ações de destaque, aprovadas pelos veranistas e turistas, Prim cita as criações da Central de Atendimento ao Turista - CAT, na Pinheira, e Casa do Turista, na Guarda do Embaú.

Outra ação importante foi a implantação da iluminação das orlas das praias Ponta do Papagaio, Praia do Sonho e Pinheira. Essas praias, que viviam na escuridão agora já estão parcialmente iluminadas.

Outra melhoria foi na distribuição de energia elétrica, obra da Celesc, através da ampliação da capacidade da subestação da Pinheira.

 

INTERPRAIAS

Está em atividade, na temporada, uma linha de ônibus circular interpraias, interligando as localidades de Morretes, Passagem do Maciambú, Ponta do Papagaio, Praia do Sonho, Pinheira e Guarda do Embaú.

A Secretaria de Segurança instalou placas indicativas de ruas, na Pinheira e Guarda. Também colocou placas QR CODE (modelo desenvolvido pelos alunos do curso de Gestão em Turismo da FMP: Faculdade Municipal de Palhoça), com informações turísticas nos principais pontos turísticos do município.

Todas as ações estão sendo desenvolvidas em conjunto com o Conselho Municipal de Turismo.