UXUA Casa Hotel & Spa apoia a festividade que acontece dia 03/02, unindo religião e cultura na cidade

 

Festival de São Bras Trancoso, no sul da Bahia, vem sendo descoberta por pessoas de todo o mundo e conquistando os visitantes com sua mistura de tradições indígenas, africanas,
portuguesas e hippies em um vilarejo que conserva o charme rústico. Para vivenciar a cidade em um de seus momentos mais legítimos, o UXUA Casa Hotel & Spa, que concentra doze casas preservadas no local, indica a Festa de São Brás que acontece no dia 3 de fevereiro a cada ano, antecedida por outra data marcante: a procissão de Iemanjá apenas um dia antes, em 02/02.

No período, os nativos se reúnem para cantos e celebrações. A homenagem ao santo, que é padroeiro de Trancoso, traz os participantes vestidos de branco, arremessando flores ao mar para também homenagearem Iemanjá, e cantam ao som de batuques ao redor do Quadrado, tradicional praça no centro do vilarejo. Os homens carregam juntos o tronco pintado com diversas cores que se transforma no mastro que é o centro da festa. À noite, o mastro é erguido para simbolizar a conexão da terra com o divino, e a festa segue com danças, comidas e bebidas típicas.

Os viajantes são convidados a participarem da festividade e vivenciarem a cultura local. "É muito comum os visitantes logo aprenderem a cantar as músicas com os fiéis e se integrarem na festa como parte da comunidade", revela Wilbert Das, designer holandês e fundador do UXUA Casa Hotel, que apoia a organização da Festa de São Brás desde a fundação do hotel, em 2009. "Buscamos participar ativamente dessas manifestações locais porque acreditamos que é uma forma de manter viva essa cultura, que estava totalmente isolada do resto do Brasil até os anos 70, quando os hippies descobriram Trancoso", finaliza Das.

O UXUA é reconhecido por seu trabalho de valorização da identidade do sul da Bahia por meio da preservação de sua arquitetura, culinária, religião e artes. As doze casas que formam as acomodações cinco estrelas do hotel são antigas residências de pescadores restauradas e também novas construções que seguem o estilo regional, e foram construídas apenas com matérias-primas locais reaproveitadas, sem o derrubamento de nenhuma árvore. 

As receitas servidas em seu restaurante foram coletadas com as famílias de pescadores e são elaboradas com ingredientes orgânicos de produtores locais ou colhidos do próprio jardim do hotel. Para apresentar outros traços da cultura para seus hóspedes, o UXUA também promove aulas de capoeira, utiliza as obras de artesãos locais na decoração das casas, entre outras iniciativas.