Destaque foi o aumento na visitação do Refúgio Biológico, com variação positiva de 174% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O feriado prolongado da Páscoa, de 25 a 27 de março, levou 7.381 visitantes aos atrativos do Complexo Turístico Itaipu (CTI), na margem brasileira da usina. O número é 11,44% superior ao do mesmo período do ano passado. No Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo da região, o movimento foi de 23.550 visitantes, incremento de 10,1% na comparação com 2015.

O passeio que mais atraiu visitantes à Itaipu foi o Panorâmico, com 4.893 pessoas, ante 4.188 registradas em 2015 – variação positiva de 16,8%.

Proporcionalmente, no entanto, o passeio que teve maior aumento de visitação foi o Refúgio Biológico Bela Vista. No ano passado, o atrativo recebeu 144 visitantes; neste ano, o acumulado foi de 395, salto de 174,3%.

Também chamaram a atenção os números do Ecomuseu, que está com a exposição fotográfica Caminhos e Pegadas, do jornalista Marcos Sá Corrêa, em cartaz. Neste feriado, o atrativo recebeu 504 visitantes, alta de 83,9% em relação ao mesmo período de 2015.

Além da visitação turística, 72 pessoas fizeram a visita institucional na margem brasileira da usina – entre elas, a jornalista Patrícia Poeta, apresentadora do programa É de Casa, Rede Globo.

Cataratas do Iguaçu

No Parque Nacional do Iguaçu, o maior destaque foi para os turistas estrangeiros. Os visitantes do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela) representaram um incremento de 20,9% em relação ao mesmo período do ano passado; já o número de visitantes dos demais países teve um salto ainda maior, de 26%.

“O movimento surpreendente da Páscoa se justifica pela invasão de argentinos e estrangeiros de fora do Mercosul. O câmbio favorável torna o Brasil mais acessível ao turismo internacional”, avaliou o superintendente de Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla, área responsável pelo turismo na usina.