Arquitetura histórica e gastronomia típica estão entre os atrativos da capital maranhense

Um dos mais belos destinos turísticos do país completa 404 anos de fundação nesta quinta-feira (8): São Luís, no Maranhão. A cidade foi fundada em 1612 por uma expedição francesa que tinha como objetivo estabelecer uma colônia na região. Com a expulsão deles, em 1615, São Luís passou ao domínio dos portugueses, mas em 1641 foi novamente invadida, dessa vez por holandeses que permaneceram no local até fevereiro de 1644.

O Centro Histórico da cidade reúne cerca de 4 mil imóveis dos séculos XVIII e XIX. Entre os mais emblemáticos estão o Palácio dos Leões, a Catedral da Sé, o Convento das Mercês, a Casa das Minas e o Teatro Artur Azevedo.

A mistura de povos gerou em São Luís um rico conjunto de manifestações culturais, como o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá e as tradicionais festas juninas. Além disso, a cidade tem forte influência da música jamaicana e é popularmente chamada de capital brasileira do reggae. Outro ponto forte é a culinária local, que oferece pratos como o arroz de cuxá, o peixe frito e a torta de camarão. Os sorvetes de açaí, tapioca e de bacuri também estão entre as receitas apreciadas no local.