Com águas cristalinas, o local recebeu apelido de "Caribe catarinense"

A Ilha do Campeche é uma pequena ilha localizada em Florianópolis, e fica em frente à praia de mesmo nome (Campeche).

Devido a coloração e transparência de duas águas, e sua areia extremamente branquinha, o local recebeu o apelido de “Caribe catarinense”. Porém, a Ilha do Campeche é mais do que isso…

Sítio Arqueológico

A ilha abriga um importante sítio arqueológico, possuindo inclusive mais inscrições rupestres que toda a Ilha de Santa Catarina e Ilha do Arvoredo juntas! É possível visualiza-los de perto fazendo a trilha guiada mata a dentro.

Trilhas

As trilhas, tanto terrestres, quanto aquáticas, são monitoradas pelos guias da ilha e o valor cobrado é “simbólico”. Portanto, não aventure-se sozinho mata a dentro para explorar a vegetação, isto é proibido, uma vez que a ilha foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan no ano de 2000 como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional.

Como chegar

Partindo da praia da Armação

Quem realiza os passeios a partir da praia da Armação é a Associação dos Pescadores. Os barcos partem do trapiche, localizado no canto direito da praia, e é ali mesmo que você faz o pagamento.

Tempo de percurso: os barcos maiores fazem o percurso em torno de 40 minutos, já os menores costumam levar mais tempo, algo em torno de uma hora.

Preço: o preço é atualizado de tempos em tempos, na temporada de verão passada (2016/2017), o valor cobrado foi entre R$75 e R$ 90 por pessoa. Crianças até 06 anos não pagam.