Segundo nova avaliação divulgada pelo Ministério do Turismo, Jericoacoara e Fortaleza são os dois municípios do Ceará a figurar o topo da avaliação

A cidade de Jijoca de Jericoacoara atingiu conceito A no ranking de turismo nacional desenvolvido pelo Ministério do Turismo. A nova categorização foi divulgada nesta quarta-feira (31). No Ceará, apenas dois municípios estão com avaliação máxima, segundo o Mapa do Turismo Brasileiro - Jijoca e Fortaleza.

O estudo identifica o desempenho da economia no setor de turismo dos municípios. Segundo informações do ministério, o crescimento do número de empregos formais no setor de hospedagem, número de estabelecimentos formais de hospedagem e aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que Jericoacoara chegasse ao topo do ranking na avaliação.

O Ceará conta com 74 municípios no Mapa do Turismo Brasileiros. Dois na categoria A; 6 na categoria B; 20 pertencentes a C; 43 classificados como D; e três municípios na categoria E.

Jericoacoara, cartão-postal do estado e um dos principais destinos turísticos do país, estava na categoria B desde 2015.

Aeroporto

De acordo com o MTur, a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, em junho de 2017, deu início a uma nova fase para o turismo no Ceará. O aeroporto recebe até 600 mil passageiros por ano, em voos regulares e fretados.

Ainda conforme o MTur, a nova classificação mostra crescimento da atuação do turismo em 358 municípios brasileiros. Além disso, 189 cidades subiram da categoria ‘E’ para ‘D’.

Somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ estão aptos a receber apoio de recursos federais para promoção de eventos que possam gerar fluxo turístico.