A estação mais quente no ano é a preferida de 48% dos viajantes brasileiros

As férias de verão estão chegando e, segundo pesquisa da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, somente 17% dos viajantes brasileiros afirmam que já estão com tudo planejado, inclusive com viagem marcada e comprada. Enquanto isso, quase metade (48%) ainda não começou a planejar suas férias.

O levantamento sobre o comportamento do viajante brasileiro durante as férias de verão foi realizado com 1.018 pessoas nas cinco regiões do País.

Apesar do pouco planejamento, em geral, do viajante brasileiro, o estudo descobriu que o verão é mesmo a época preferida de viagem para 48% dos pesquisados – esse número aumenta para 56% quando consideramos os millennials, os viajantes de 18 a 24 anos. Os principais motivos para escolherem essa estação para viajar são "menos trabalho e mais disponibilidade" (49%), "as pessoas estão mais disponíveis para me acompanhar" (38%) e "época de férias escolares e quando posso viajar com meus filhos" (31%).

Metade dos brasileiros (55%) fará viagens de até 10 dias, enquanto um quarto (25%) dos viajantes afirmam que farão uma viagem mais curta. Já os viajantes mais velhos e de classes mais altas (31%) passarão mais de 11 dias fora de casa. Para isso, de modo geral, 92% dos viajantes brasileiros se informam em sites de busca de acomodação e 57% já usaram app para reservar uma acomodação. Afinal, mais de dois terços dos viajantes brasileiros (69%) consideram a hospedagem como um fator muito importante para a satisfação geral da viagem, e cerca de 8 em cada 10 viajantes (85%) usam fotos das acomodações como fonte de informação para planejarem suas viagens de férias.

O tradicional hotel ainda é o tipo de hospedagem mais utilizada (54%) pelos viajantes brasileiros, mas 48% estão abertos a hospedagens alternativas como pousadas, albergues, casas e apartamentos. Pouco mais de um quarto (26%) costuma ficar em pousadas, 14%, em casa ou apartamento alugados, 4% costumam usar os hostels durante as férias de verão, e apenas 2% utilizam campings.

Além disso, a pesquisa mostra que mais de três quartos (79%) vão viajar para destinos domésticos, sendo a maioria (53%) para fora de seus estados. E como verão, normalmente, pede calor, mar e descanso, não é surpresa que o Nordeste seja o grande sonho do brasileiro. Mais da metade (60%) dos viajantes do País citam as praias do Nordeste como destino preferido.