O Salão do Mar Azul do Windsor Excelsior Copacabana foi o palco do grande evento da Secretaria Estadual de Turismo de 2018. Faltando poucos dias para entregar o cargo, Nilo Sérgio Félix anunciou a nova estrutura turística do Rio de Janeiro.

Com o slogan ”Rio + 3 – três horas de viagem”, o encontro serviu para apresentar os novos folders e rotas de turismo da cidade. Dividido em seis áreas, o material destaca o estado em seis áreas: Costa verde, Agulhas Negras, Vale do Café, Serra Verde Imperial, Costa do Sol e Região Metropolitana: “temos aqui o mapa da rota cervejeira, um pedido dos prefeitos das cidades; as ofertas da hotelaria da Barra, pedido da ABIH; mapa da cidade, pedido da Riotur; solicitações do BPTur e Deat; e o Circuito Quilombola de Jacarepaguá, pedido dos agentes de viagens”, explicou Nilo.

Alfredo Lopes, presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Industria e Hotelaria do Rio de Janeiro) destacou o trabalho do secretário em melhorar a imagem do Rio para os visitantes nacionais e internacionais: “só o Nilo para fechar sua dedicação ao turismo com essa folhetaria. Não conheço nenhuma cidade no mundo que consegue conter o turista por cinco dias como o Rio. Vamos utilizar esse material nos próximos eventos”.

Secretário de Turismo no novo governo, o deputado federal Otávio Leite (PSDB), que não conseguiu a reeleição para o cargo, comentou o legado deixado por Nilo na pasta: “o senhor ainda há de ser reconhecido por enfrentar a hecatombe e passar o bastão em condição melhor. O turismo tem que ter um tratamento suprapartidário. Preciso ter o apoio de todos”, disse Otávio.

O atual governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, encerrou o evento com um balanço do trade sob sua gestão: “estamos entregando um projeto que o Nilo decidiu montar, mesmo com a dificuldade financeira do estado. Difícil foi tirar leite de pedra, mas foi muito bom tirar do papel sonhos, como a estrada de Visconde de Mauá e a Paraty-Cunha, que ligará o sul de Minas e Vale do Paraíba a Angra dos Reis”, afirmou Pezão, que desejou sorte ao novo secretário da pasta: “um orgulho ter você, Otávio, a frente desta pasta, que é a cara do Rio”.