Passeio de 4x4 é uma ótima maneira de conhecer a natureza do destino

A Ilha da Madeira guarda hotéis impressionantes, restaurantes deliciosos e museus de primeira linha. Mesmo assim, moradores e turistas que já estiveram por lá não vão hesitar ao dizer que a parte mais incrível do destino português, localizado em meio ao oceano Atlântico, é a sua natureza.

A diversidade de paisagens da ilha é de tirar o fôlego: há florestas densas, verdes e úmidas; praias de cascalho e água cristalina; piscinas naturais deslumbrantes formadas por rochas vulcânicas; e enormes montanhas, de onde se têm vistas inesquecíveis.

Uma das melhores maneiras de descobrir todos esses cenários é em um tour de jipe pelas terras madeirenses. O veículo percorre as estradas secundárias da ilha, que são mais difíceis – e por isso, contar com um motorista local é essencial. Vale lembrar que o automóvel 4x4 não é apenas um meio de transporte de um ponto a outro: ele garante muita adrenalina e diversão no caminho.

Na parte oeste do destino, a floresta Laurissilva é a estrela do passeio. Composta por árvores chamadas de lauráceas, essa floresta úmida e subtropical é exclusiva da região da Macaronésia, que inclui os arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde, e foi nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O acidentado norte oferece paradas diferentes, por um cenário selvagem e exótico de adoráveis vilinhas ladeadas por enormes penhascos rochosos sobre o mar, além de pomares e vinhedos.

No centro da ilha, escondido entre as altíssimas montanhas, o Curral das Freiras é um vale, o único lugar do destino onde não se pode ver o mar. O sul, por sua vez, tem vales, montanhas, praias e planaltos a explorar.

As empresas que realizam este serviço combinam a atividade com outras experiências, como passeios de catamarã ou caminhadas pelas belíssimas levadas, que são canais de irrigação que foram construídos para trazer grandes quantidades de água do norte para o sul da ilha.