Pin It

O Brasil é um país tropical bonito por natureza. Para quem se dispõe a desbravar seu território, o que não faltam são paisagens de tirar o fôlego. Para facilitar a vida de quem está perdido em meio a tantas opções, o ViajaNet, agência de viagens on-line, preparou uma lista com oito sucursais do paraíso que ficam bem na nossa terra. Confira e faça as malas!

1- Ilha de Boipeba, Bahia

Fim de tarde na Ilha de Boipeba.jpg
Foto: Marlécio Cunha

Localizada a 170 km de Salvador,a Ilha de Boipeba atrai turistas de todas as partes do Brasil que procuram se distanciar da vida moderna. Sua costa protegida por recifes de corais garantem o mar tranquilo em suas praias de areia clara e com vários coqueiros. Esse cenário belíssimo dá ao turista a possibilidade de contemplar a sua paisagem e, também, de nadar em suas águas cristalinas e praticar mergulho.

2- Maragogi, Alagoas

Piscinas naturais de Maragogi

A apenas 130 km da capital Maceió encontram-se algumas das praias mais bonitas e, também, as piscinas naturais mais exuberantes do Brasil, que impressionam o turista com as suas águas cristalinas. Maragogi é um dos destinos mais indicados para quem ama um contato intenso com a natureza.

Suas piscinas naturais são uma atração à parte. A apenas seis quilômetros da orla, elas se formam de um banco de areia com uma barreira de corais, permitindo que o banhista relaxe com água na altura de sua cintura, enquanto observa uma grande variedade de peixes.

3- Dunas do Jalapão, Tocantins


Foto: Gabriel Castaldini

Em uma região com grande fartura de águas, esta área de preservação ambiental tem como principal atrativo as suas dunas naturais, que podem atingir até 40 metros de altura, o equivalente a um prédio de 13 andares. Essas dunas proporcionam ao visitante um visual impressionante, muito semelhante ao que se encontra em grandes desertos no continente africano, em especial no nascer e no pôr-do-sol.

4- Cachoeira do Buracão, Bahia


Foto: Rodolfo Bazetto

Localizada na Chapada Diamantina, na Bahia, a Cachoeira do Buracão é um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil.

O acesso é relativamente fácil. São apenas 3 km por uma trilha de dificuldade leve, que passa por outras belas cachoeiras em seu percurso. Chegando lá – e após a contratação de um guia da região, o que é obrigatório –, o turista terá de ultrapassar um corredor de pedras, o que pode ser feito a nado (com colete salva-vidas) ou por uma trilha à beira de um paredão rochoso. Após cerca de 10 minutos de nado, chega-se, finalmente, à Cachoeira do Buracão. Um gigantesco vão de pedra, com 85 metros de altura, de onde caem as suas águas, que dão uma demonstração impressionante da força da natureza, tanto pelo visual proporcionado, quanto pelo som produzido pelas águas.

5- Maracajaú, Rio Grande do Norte

Bem na Foto - Parrachos de Maracajaú, Maxaranguape, Rio Grande do Norte
Foto: Eliane Maria Ferreira Praça

A apenas 51km ao norte da capital potiguar, Maracajaú possui grande quantidade de dunas e coqueiros, e também lagoas formadas pela água da chuva. Como principal atrativo, as suas águas cristalinas que lembram muito as praias caribenhas e são perfeitas para a prática de mergulho e a observação de peixes, com ou sem equipamentos. Além disso, é possível aproveitar a paisagem espetacular do local fazendo um passeio de quadriciclo pelas dunas ou passeios de barco por suas águas verdes.

6- Praia de Carro Quebrado (AL)


Foto: Cícero R. C. Omena

Um lugar repleto de coqueirais, falésias naturalmente coloridas, águas esverdeadas e cristalinas, areias claras e finas e recifes de corais. O acesso a essa praia é bem difícil e nem mesmo encontrá-la é uma tarefa fácil. Partindo de Barra de Santo Antonio, o percurso pode ser feito de carro (por uma estrada de terra esburacada e não sinalizada), a pé, em uma caminhada de 30 minutos pela areia ou, então, em passeios de lancha, barco ou buggy.

Devido à falta de sinalização, não é difícil se perder. Portanto, é recomendável a contratação de um guia. Por outro lado, o clima pode fazer com que os acessos à praia fiquem ainda em piores condições. Existe o risco de atolamento em todos os casos e o turista deve estar atento à maré.

7- Península de Maraú (BA)



Com suas trilhas, ilhas, cachoeiras, praias, mirantes e lagoas praticamente desertos, a Península de Maraú é mais um destino paradisíaco imperdível. O local é de fácil acesso e fica a 270 km de Salvador, podendo ser acessado por barco, balsa ou carro. É um local repleto de praias lindas, com areias brancas e finas e vários coqueiros em seu entorno, o que evidentemente agrada aos que procuram relaxar em contato com a natureza.

8- Praia da Pedra do Sal


Foto: Márcio Anderson

No litoral do Piauí, a Praia da Pedra do Sal fica na Ilha Grande de Santa Isabel, uma das ilhas fluviais do Delta do Rio Parnaíba, a apenas 15 km da cidade de Parnaíba. Essa praia magnífica é limitada pelos rios Igaraçu e Canárias e tem uma faixa de areias finas de aproximadamente 8 km de extensão, repleta de lagoas e dunas.

Seu mar agitado e o seu vento constantemente forte atraem principalmente os praticantes de esportes radicais, como o surf e o kitesurf, mas a praia também tem um trecho, próximo ao seu farol e aos rochedos de granito que caracterizam a sua paisagem, com águas calmas onde o visitante pode tomar banhos de mar relaxantes e apreciar o que é conhecido como o pôr-do-sol mais bonito do Piauí.