Destino no sul de Minas Gerais, tem pousadas charmosas, restaurantes descolados, passeios pela natureza e frio intenso até o final de setembro

Distrito de Camanducaia, Monte Verde é conhecida como a capital nacional da lua de mel. O apelido se deve a paisagem montanhosa, clima frio e arquitetura peculiar, com construções que lembram alguns vilarejos europeus de inverno, principalmente nos Alpes Suíços. O distrito oferece pousadas intimistas que privilegiam decoração especial com clima romântico.

Bem menos badalada que Campos do Jordão, por exemplo, e mais rústica inclusive - Monte Verde se tornou destino certo para casais apaixonados e famílias que procuram descanso. Os hotéis locais tentam unir o máximo de conforto a uma estrutura de lazer completa. No fim da tarde a melhor opção é dar um passeio pela avenida principal, repleta de lojinhas, boutiques, bares e restaurantes, que oferecem desde comidinhas até o melhor das cozinhas mineira e alemã.

Boas pizzas, trutas e fondues de dar água na boca, gastronomia europeia com toque especial de sabor brasileiro, e excelentes barzinhos que oferecem de cerveja a hambúrgueres artesanais e gourmets.

Os mais corajosos podem aproveitar a pista de patinação no gelo ou praticar esportes de aventura, de arvorismo ou bebericar no Bar de Gelo que promete ser uma das apostas desse inverno. Outro atrativo para explorar as imensas montanhas esverdeadas é realizar os passeios de quadriciclo. Entre junho e setembro, Monte Verde tem no pinhão o seu principal produto, as verdes e centenárias araucárias são responsáveis pelo delicioso fruto, que pode ser saboreado in natura, ou em pães, doces de leite e geleias que são fabricadas artesanalmente por lá.

Onde ficar

Existem duas opções de hospedagem na chamada Suíça Brasileira; A Estalagem Wiesbaden é uma das mais bem conceituadas opções de hospedagem da cidade. São 09 chalés, todos com impecável decoração, e café da manhã completo servido no horário de melhor conveniência, entre as 9 da manhã e as 16 horas. Em julho serão inaugurados dois novos chalés, indo para 11 no total.