Pin It

Andarilhos de várias partes do País participam entre os dias 20 e 23 de junho da 22ª caminhada “Os Passos de Anchieta”. O evento foi criado em 2008 e a expectativa é que a edição deste ano reúna aproximadamente quatro mil participantes que percorrerão o trajeto de 100 quilômetros, entre Vitória e o Santuário Nacional de Anchieta, no município de Anchieta. A organização é da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa), com apoio do Governo do Estado.

O tradicional evento capixaba reúne pessoas de diversos estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás e Distrito Federal além de representantes de vários municípios do estado.

O percurso reconstitui a trilha habitualmente percorrida pelo Padre Anchieta nos seus deslocamentos da Vila de Rerigitiba (atual cidade de Anchieta) à Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde cuidava do Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta), em caminhadas quinzenais que ele empreendia nos últimos anos de sua vida.

 A caminhada é realizada em trechos. No primeiro dia, 20 de junho, o percurso será entre a Catedral de Vitória e Barra do Jucu, em Vila Velha, quando serão percorridos uma média de 25 km. No segundo dia o percurso será de 28 km entre Barra do Jucu até Setiba, no município de Guarapari. No terceiro dia, o trajeto será entre Setiba até Meaípe, ambos localizados em Guarapari, quando os andarilhos percorrerão 24 km. E, finalmente no dia 23 de junho, o percurso final será de 23 km, entre Meaípe e Anchieta, onde está localizado o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Durante o trajeto, equipes de apoio vão distribuir água e frutas, além de assistência médica. Cada participante receberá uma credencial, que deve ser carimbada durante o percurso, e que dará direito a certificação no final do evento.

Programação cultural

Além de aproveitarem momentos de reflexão e belas paisagens, os andarilhos poderão conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural capixaba. No trajeto, haverá uma programação cultural diversificada, com shows, apresentação de bandas de Congo, danças típicas e exibição de vídeos.

Inscrições

Os interessados em participar da caminhada oficial dos Passos de Anchieta podem realizar a inscrição pelos pelo site www.abapa.org.br . A ficha preenchida e o comprovante de pagamento da inscrição de R$150,00 devem ser enviadas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A confirmação da participação será por e-mail. No primeiro dia do evento o participante receberá a credencial e pulseira de identificação.