Pin It

Mar, natureza e muita história com índios, corsários, escravos e cachaça. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo do arquipélago do litoral norte paulista investe em mais uma modalidade a fim de ampliar as opções para os visitantes. Para isso, foca em capacitação. Neste domingo (29), um grupo de 50 pessoas, entre moradores e representantes do Comtur, participou do Tour Histórico Cultural. Deste total, 20 guias fizeram treinamento.

“Esta ação é fruto de um trabalho entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, ETEC e Associação de Guias e Monitores. A arqueóloga Cintia Bendazoli capacitou um grupo de monitores que montaram os roteiros. Começamos pelo Centro Histórico da Vila. No próximo domingo, dia 6, será a vez da Fazenda Engenho D'água. Ainda teremos a Fazenda Engenho da Toca”, explicou Bianca Colepicolo, secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo.

Como estão em fase de teste, os tours serão gratuitos no mês de outubro. A partir de novembro os passeios entram em atividade para comercialização como novo produto turístico de Ilhabela. Investimento na divulgação na rica história de Ilhabela faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, que, em setembro, montou um estande na 47ª ABAV Expo Internacional de Turismo, onde também ofereceu capacitação a agentes de viagem e profissionais do setor.

Na feira de negócios e turismo do Brasil, realizada na semana passada, Ilhabela promoveu ações concretas para ampliar sua participação no cenário nacional e internacional. Além da divulgação das belezas naturais e atrativos da ilha, promoveu um ciclo de palestras com temas variados, com o objetivo de ampliar o horizonte dos profissionais que fazem a ponte entre o turista e seu destino de lazer.

A presença na ABAV não foi a única iniciativa de divulgação do turismo de Ilhabela em setembro. A cidade uniu vários parceiros no estande montado dentro da São Paulo Boat Show 2019 e também apoiou a exposição do fotógrafo Marco Yamin, com imagens das belezas naturais e os esportes náuticos no Shopping JK, encerrada no sábado (28).

Para os próximos meses, a agenda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo mantém a intensidade e a variedade. Em outubro, estão programados eventos ligados diretamente ao turismo de natureza, com observação de baleias e avistamento de pássaros (Birdwatching). “Teremos ainda o Festival Sustentah e a semana Lixo zero”, lembra a secretária, citando as ações da prefeitura ligadas ao ecoturismo. Para novembro, o foco é o turismo cultural, com Bourbon Festival Ilhabela, com Jazz, Blues e Folk nas escolas e nas ruas todos os finais de semana.