Santo Domingo, a capital do país, se posiciona como o destino ideal no Caribe para esse tipo de viagem

Com sua mistura única entre o antigo e o moderno, seu ar cosmopolita, seu imponente entorno natural, sua gastronomia e múltiplas ofertas para fazer atividades de todo o tipo na cidade e em seus arredores, Santo Domingo, a capital da República Dominicana, se consolida como o destino caribenho ideal para combinar trabalho e prazer em um equilíbrio perfeito.

“O bleisure - junção das palavras business e leisure, ou negócios e lazer, em inglês - é a última tendência no turismo e propõe a convergência de uma viagem de negócios com prazer e tempo livre. Santo Domingo, com sua beleza e hospitalidade, é ideal porque oferece uma boa conectividade por ar e por terra, com uma grande infraestrutura hoteleira e a extraordinária vantagem de estar a um passo das mais diversas experiências de praia, aventura e natureza”, afirma Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana (MITUR).

Na capital, se respira história, cultura, vida noturna interessante e gastronomia invejável. Seja antes ou depois das reuniões de trabalho, é sempre um bom programa recorrer as estreitas ruelas de pedra e maravilhas arquitetônicas da Cidade Colonial, o primeiro assentamento europeu na América, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além de construções emblemáticas que vão desde o século XVI até o começo do século XX, como o Alcácer de Colón, a Fortaleza Ozama ou o Museu das Casas Reais (palácio da Corte Espanhola). Há ainda diversos edifícios coloniais convertidos em museus, lojas, restaurantes e cafés que convidam o turista a viver a cultura dominicana.

A Cidade Colonial pode ser percorrida a pé, de bicicleta, ou de trem. É também o local ideal para visitar à noite e aproveitar shows de música, dança e teatro, bares, rooftop bistrôs e os mais deliciosos pratos de fusão da cozinha dominicana e internacional. Santo Domingo conta ainda com lugares para descansar tranquilamente cercado pela natureza, tais como o Jardim Botânico Nacional, o maior do Caribe, ou o Malecón - o calçadão -, costeado de palmeiras e com bancos de frente para o Mar do Caribe, ideais para desfrutar o entardecer. Na hora de fazer compras, a capital tem a gama mais completa de lojas do país.

E tem mais: combinar em um só dia negócios e praia? É possível! A apenas uma hora de Santo Domingo se encontra a tranquila praia de Juan Dolio, com 10 quilômetros de areia rance perfeitos para relaxar e passar um dia ao sol. Esta região também oferece todo tipo de atividades, desde restaurantes a centros de mergulho, bem como resorts que oferecem day use para desfrutar dos serviços. Aqueles com um espírito mais aventureiro também encontrarão opções para intercalar entre compromissos, reuniões de negócios, conferências ou eventos.

Perto do Aeroporto las Américas, se encontra o Parque Nacional Submarino La Caleta, um lugar excelente para o mergulho, para todos os níveis de experiência. A apenas oito quiômetros ao leste de Santo Domingo, as grutas de pedra caliza do Parque Nacional Tres Ojos, utilizadas pelos taínos como refúgio ou lugar de rituais, levam, por trilhas, a maravilhosas piscinas ovais de água doce.

Hospedar-se em um hotel que tenha tudo o que se deseja é fundamental para desfrutar tanto do trabalho quando do ócio. A capital dominicana tem opções para todos os gostos, que vão de reconhecidas redes hoteleiras internacionais a resorts de qualidade e exclusivos hotéis boutique com atendimento personalizado de excelência. Na maioria deles, reconhecidos chefs oferecem menus sofisticados a la carte.