Assim como a maioria das datas comemorativas, o Dia dos Pais deve movimentar a Serra Gaúcha neste final de semana. Com opções cada vez mais diferenciadas, a região oferece diferentes alternativas para celebrar a data em família. Descubra sete programas para o final de semana do Dia os Pais nas cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves:

1. Cartão postal do Rio Grande do Sul

Se a ideia é uma comemoração em meio à natureza, o Parque do Caracol, em Canela, oferece uma programação especial para a data. No sábado (12) e domingo (13), os pais que estiverem acompanhados de seus filhos e comprovarem a filiação ganham chope em dobro e desconto de 50% no Restaurante Sabor e Flor. No domingo, os 100 primeiros pais que completarem os oito pontos de visitação do “Passaporte na Trilha Perfeita” ganham brindes especiais nas lojas Waiss e Pierim. O Parque do Caracol completa 50 anos em agosto e é um dos grandes patrimônios naturais do Rio Grande do Sul abrigando trilhas ecológicas, mirantes, observatório e uma vista exclusiva para a Cascata do Caracol. 

Parque do Caracol
Endereço: Rodovia RS 466, km 0, s/n - Caracol, Canela - RS, 95680-000
Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 17h30 (última entrada até 17h)
Ingressos: Adulto R$ 75 
www.parquecaracol.com.br

 

2. Gastronomia e natureza

Referência em hospedagem na Serra Gaúcha desde 1916, o Grande Hotel Canela tem opções de almoço, happy hour, jantar e cestas de piquenique no restaurante próprio Gastrô 105. Para usufruir dos mais de 85 mil m² a poucos minutos do centro da cidade, o visitante não precisa estar hospedado no hotel. No sábado (12) e domingo (13), no almoço ou jantar, todos os pais ganham uma cerveja ou uma sobremesa de cortesia. Para celebrar o Dia dos Pais, o hotel também garante descontos de até 25% e gratuidade de uma criança por apartamento durante todo o mês de agosto. A promoção é válida somente para as reservas feitas através do WhatsApp (54) 3282.1285. 

Grande Hotel Canela
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 300 - Canela 
Site: https://www.grandehotel.com.br/ 

 

3. Olivoturismo e passeio de scooter 

Primeiro parque de olivoturismo do Brasil, o Olivas de Gramado presenteia todos os pais que visitarem o local até domingo (13) com um passeio de Scooter (moto elétrica). Para ganhar a cortesia, basta informar no acesso ao parque que o visitante é pai. Não é obrigatório estar acompanhado dos filhos. O passeio cortesia acontece em trecho determinado, entre a ‘Vila Bike’ e a rotatória da Oliveira centenária (ida e volta). Além da cortesia, pais e filhos podem aproveitar as outras atrações do parque como degustação sensorial de azeites de oliva, piquenique, trilhas, visita ao bosque e à fazendinha e as Bikes Voadoras. 

Olivas de Gramado
Endereço: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808 – Linha Nova – Gramado/RS
Funcionamento: Das 10h30 às 18h, de quinta a terça-feira. Quarta-feira fechado.
Ingressos: www.olivasdegramado.com.br 

 

4. Passeio de trem e imersão italiana 

Para quem vai comemorar a data em Bento Gonçalves, a Giordani Turismo oferece o tradicional passeio de Maria Fumaça - Trem do Vinho e o Parque Cultural Epopeia Italiana. A experiência percorre as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi a bordo de um trem a vapor e inclui apresentações culturais que animam os vagões,  degustação de vinhos, espumante e suco de uva e imersão na cultura italiana.

Maria Fumaça e Epopeia Italiana
Endereço: R. Duque de Caxias, s/n - Bento Gonçalves
Funcionamento: quartas, sextas, sábados e domingos - 9h, 11h, 14h e 16h.
Ingressos: https://www.giordaniturismo.com.br/ 

 

5. Almoço ou jantar com inspiração francesa 

Com assinatura do premiado chef Nícolas Heckel, o restaurante Catherine, em Gramado, oferece um cardápio de influência francesa para almoço ou jantar de Dia dos Pais. Aberto no domingo a partir do meio-dia até a meia-noite, a casa serve diferentes opções de fondues e pratos contemporâneos de alta gastronomia. 

Restaurante Catherine
Endereço: Rua Emílio Sorgetz, 200 - Gramado 
Reservas: www.catherinegramado.com.br 

 

6. Para os apreciadores de bebidas

Referência de comida boa, drinks autorais e ambiente aconchegante na Serra Gaúcha, o Restaurante e bar Capullo, em Canela, é opção para quem busca uma gastronomia “farta e boa”. Além de filés, bife ancho, dry aged e costela 12 horas, as opções incluem ainda massas, risotos e pratos com frutos do mar. Petiscos descontraídos para compartilhar como tiraditos de polvo, couve-flor empanada e croquetas completam cardápio assinado pela renomada chef Roberta Rech. As mais de 200 opções de bebidas, incluindo drinks autorais e clássicos, completam a experiência. 

Bar e restaurante Capullo
Endereço: Rua Prefeito João Alfredo, 80 - Centro, Canela
Instagram: @capullocanela 

  

7. Maior festival de cinema do país

ara os filhos que buscam uma programação cultural para o Dia dos Pais, uma opção é curtir a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. O evento inicia nesta sexta-feira, 11 de agosto, com mostras competitivas e fora de competição, além de homenagens a grandes nomes do cinema. Os ingressos para as sessões noturnas estão à venda no site oficial, já as sessões da manhã e da tarde são gratuitas.  As exibições acontecem no Palácio dos Festivais e a programação completa está disponível em https://festivaldegramado.net/programacao/

Festival de Cinema de Gramado
De 11 a 19 de agosto no Palácio dos Festivais
Instagram: @festivaldecinemadegramado