Arquipélago português é reconhecido pela entidade certificadora internacional EarthCheck

O Arquipélago da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, é um território de beleza natural e cultural ímpar, reconhecido como um must visit, com clima ameno, de fácil acesso, autêntico e cosmopolita, com vasta oferta de experiências diferenciadas, premiado e reconhecido internacionalmente. Além disso, é também um destino turístico sustentável, com projetos e iniciativas desenvolvidos para proteger e preservar a região e o seu legado.

Entre as principais ações desenvolvidas pela Madeira estão o projeto Porto Santo Sem Lixo Marinho, iniciativa que visa a proteção da biodiversidade da ilha, reduzindo os resíduos plásticos; e o sistema pioneiro de gestão comunitária para coleta de embalagens PET, feito por meio de máquinas instaladas em estabelecimentos comerciais que oferecem recompensas, como vales para serem usados em estabelecimentos participantes da iniciativa.

Outros projetos que merecem destaque são o lançamento da Plataforma Madeira Circular, com dicas, recomendações e exemplos de boas práticas dirigidas às empresas, à comunidade e aos visitantes; e a instalação da Central Reversível da Calheta, que reforça a capacidade de recepção da energia proveniente de fontes renováveis intermitentes no sistema elétrico da ilha. Em 2021, 33% da energia elétrica produzida na região foi proveniente de fontes renováveis, e, nos próximos anos, os valores devem chegar a 50%.

Até 2030, a Madeira definiu metas para se tornar um arquipélago mais sustentável. Entre elas, reduzir a disparidade no emprego entre homens e mulheres para 4 p.p.; alcançar uma participação dos recursos energéticos renováveis de 55% na produção de eletricidade; reduzir em 55% a emissão de gases com efeito estufa; reduzir em 45% o consumo de combustíveis fósseis; garantir que 35% dos resíduos urbanos sejam reintroduzidos na economia regional; e garantir uma taxa de reciclagem de resíduos urbanos de 35%. 

Para além das metas e compromissos firmados, das boas práticas de sustentabilidade e dos projetos inovadores criados para se tornar um destino mais sustentável, em todo território madeirense há entidades do setor de turismo com certificações de sustentabilidade: hotéis, restaurantes, DMCs, agências de viagens, aeroportos, museus, dentre outros. 

Certificação 

A Região Autônoma da Madeira foi reconhecida como destino turístico sustentável, tendo recebido a certificação prata da EarthCheck, entidade certificadora internacional, acreditada pela Global Sustainable Tourism Council (GSTC) para premiar destinos turísticos.

A Madeira obteve a classificação de melhor prática nos seguintes indicadores de benchmarking: dimensão das áreas protegidas e dos espaços verdes, resíduos sólidos enviados para aterro e segurança. Outros indicadores de referência do arquipélago face a outros destinos são: qualidade das águas superficiais e balneares, emissões de gases de efeito estufa e o consumo de energia primária (per capita). 

O processo de certificação teve início em 2021 e contou com a participação de toda a comunidade local, visando reforçar o desenvolvimento integrado do destino de forma sustentável. Em dezembro de 2022, concretizou-se a auditoria no destino, que culminou com a atribuição do selo prata, e, em cinco anos, a Madeira poderá receber a certificação ouro da EarthCheck. 

Para Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, a certificação reforça o posicionamento da Madeira como um destino turístico focado no desenvolvimento sustentável e valida o trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo das últimas décadas, na defesa de um território mais sustentável nas áreas ambiental, cultural, social e econômico. 

“Temos um compromisso sério e transparente com a sustentabilidade. Nosso objetivo é garantir que os recursos naturais e culturais sejam preservados para as próximas gerações, além de tornar a Ilha da Madeira cada vez mais competitiva aos olhos dos viajantes que, cada vez mais, valorizam os destinos que promovem boas práticas de sustentabilidade”, declara Eduardo Jesus. 

 

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo Madeira e Porto Santo as principais e únicas habitadas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações acesse www.madeiraallyear.com.