Com opções que vão desde banhos de mar a um paraíso de inverno na Polônia, o viajante pode decidir se quer passar um Natal no calor ou no ou frio este ano.

 

As festas de fim de ano são o momento ideal para famílias, casais, amigos ou viajantes solo que buscam uma viagem para celebrar. Considerando que mais de quatro em cada cinco (86%)¹ viajantes brasileiros afirmam que uma das suas motivações para viajar é melhorar seu estado de espírito, essa é a época perfeita para viajar e terminar o ano em grande estilo. Para turistas que querem curtir o calor ou ir atrás de temperaturas mais frias neste Natal, a Booking.com analisou os destinos globais mais procurados nessa temporada festiva² para revelar uma seleção das melhores viagens de fim de ano em diferentes climas ao redor do mundo. Com opções que vão desde banhos de mar a um paraíso de inverno na Polônia, o viajante pode decidir se quer passar um Natal no calor ou no ou frio este ano.

 

ALTAS TEMPERATURAS


CancúnMéxico

Situado na costa nordeste da península de Yucatán, no México, o melhor momento para visitar Cancún é entre novembro e março, quando a estação das chuvas já passou e a estação dos furacões ainda não começou. Cancún tem suas próprias tradições locais de Natal, por exemplo: nove dias antes de 25 de dezembro, a cidade celebra o festival de Las Posadas com canções de Natal, procissões e até mesmo uma pinhata. Ali, o viajante encontrará a Boulevard Kukulcan, uma faixa de areia de 25 km repleta de hotéis, restaurantes e bares com vista para o mar do Caribe. Para quem busca música animada ao vivo para celebrar a temporada festiva, vale visitar uma das muitas casas noturnas da cidade para dançar a noite toda. Para descobrir a história dos arredores, vale participar de uma experiência maia em Chichén Itzá para conferir um dos sítios arqueológicos mais visitados do México e um Patrimônio Mundial da UNESCO. Também é possível reservar um passeio de catamarã a Isla Mujeres com mergulho com snorkel para nadar com peixes coloridos ao redor dos recifes de coral.

     

Onde se hospedar: para quem busca uma estadia de luxo à beira-mar, o Grand Fiesta Americana Coral Beach Cancun - All Inclusive é um resort que abriga a maior e mais bem decorada árvore de Natal de Cancún. Essa acomodação tem tudo que um viajante pode querer, incluindo seis opções gastronômicas, academia com vista para o mar e spa que oferece tratamentos relaxantes e serviços de beleza. Participante do programa Travel Proud da Booking.com, esse resort inclusivo acolhe todos os viajantes e ainda organiza um clube infantil para que os pais possam curtir um "tempo em casal" antes das festividades de Natal.


Chiang MaiTailândia

Para quem procura temperaturas mais quentes durante a temporada de festas, uma viagem a Chiang Mai, com seu clima tailandês ameno e culinária picante, pode ser uma boa pedida. Essa cidade tranquila oferece serviços de Natal à luz de velas e encontros com Papai Noel. Para quem quer elevar ainda mais a temperatura, dá para fazer uma aula de culinária com duração de meio dia e fazer sua própria comida tailandesa, uma experiência ideal para os 58%³ dos brasileiros que gostariam de saber mais sobre as origens das iguarias de um destino. Lá, o viajante vai aprender a preparar um pad thai e curry verde em uma fazenda orgânica. Chiang Mai ainda é famosa por seus mercados movimentados, repletos de ingredientes frescos, antiguidades e produtos criados por artesãos locais. Também é o lugar perfeito para quem precisa fazer compras de Natal de última hora. Repleta de uma rica história, essa cidade sagrada pode ser desvendada em um passeio guiado com duração de meio dia pelos templos da cidade, onde se descobrirá túneis subterrâneos e monges realizando cerimônias. Outra dica é aproveitar para subir ao Templo Dourado Doi Suthep para apreciar a vista panorâmica da cidade ao pôr do sol.

     

Onde se hospedar
: localizado a uma curta caminhada do histórico templo Wat Chedi Luang, o Chala Number6 é um hotel com decoração tradicional e luxuosa, que abriga uma árvore de Natal bem decorada no saguão no mês de dezembro. Quem se hospeda por lá pode deitar-se à beira da piscina em uma cabana confortável com serviço de bebidas, ou desfrutar do chá da tarde diário do hotel, acompanhado de deliciosos doces e iguarias tailandesas para celebrar a temporada de festas. Essa acomodação participante do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com oferece empréstimo gratuito de bicicletas para o turista conhecer facilmente a cidade. Além disso, o hotel reinveste uma porcentagem da receita em projetos comunitários e sustentáveis.

 

BAIXAS TEMPERATURAS

 

Nova YorkEstados Unidos

Para mais de dois terços (70%)³ dos brasileiros que querem aproveitar as férias para curtir climas mais frios, e também para quem só quer entrar no espírito das festas, Nova York é brilhante, fria e muito natalina em dezembro. Cenário de muitos filmes de fim de ano adorados em todo o mundo, a "cidade que nunca dorme" emana uma atmosfera festiva para quem prefere vestir um casaco de inverno a uma roupa de banho, e não vê a hora de patinar no gelo no Central Park para ter uma experiência bem típica em Manhattan. Para quem quer ver a cidade decorada com luzes cintilantes, participar de um passeio a pé pelos mercados festivos é altamente recomendado para presenciar a Big Apple no seu momento mais mágico. Depois de visitar os mercados de Natal, o viajante pode saborear uma xícara de chocolate quente ou uma bebida típica da época nos inúmeros bares e cafés de bairros badalados, do West Village ao Soho. A cidade ganha vida com shows festivos e alegres no inverno, seja no New York City Ballet ou no Radio City. Outra opção é ir para a Broadway, onde é possível reservar ingressos para o Moulin Rouge e assistir a uma performance fantástica durante a temporada.

     

Onde se hospedar: localizado no centro de Manhattan e a uma curta caminhada da Ponte do Brooklyn, o Four Seasons Hotel New York Downtown oferece uma estadia de Natal luxuosa e confortável. Dá para saborear um banquete no restaurante de carnes no local, o CUT, do famoso chef Wolfgang Puck, que serve um fantástico brunch natalino. Além disso, o turista pode aproveitar a moderna piscina olímpica, spa e academia, bem como aquecer-se do frio na sauna seca ou a vapor. Essa acomodação participante do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com também oferece passeios organizados por guias locais para ver a cidade pelos olhos de um verdadeiro nova-iorquino.

 

CopenhagueDinamarca

A capital escandinava da Dinamarca se transforma em um paraíso mágico de inverno durante o período festivo, enquanto moradores e visitantes mergulham em "hygge", um termo que simboliza aconchego, conforto e bem-estar. O viajante pode aproveitar a cena gastronômica de Copenhague, que inclui carne de porco assada crocante, o tradicional glögg (vinho tinto com especiarias quentes) e deliciosos sanduíches abertos conhecidos como Smørrebrød. A cidade experimenta um inverno agitado com uma boa chance de neve. Para quem deseja se desafiar, é possível fazer como os dinamarqueses e dar um mergulho na água doce gelada do canal, seguido por uma merecida sauna aquecida. Outra alternativa é admirar a grandeza dos castelos e palácios reais da Dinamarca polvilhados com neve em um passeio pelo Palácio de Christiansborg. Para um dia divertido em família, recomenda-se reservar uma entrada no Tivoli Gardens ou um ingresso ilimitado para desfrutar das atrações do segundo parque de diversões mais antigo do mundo. Durante a temporada de fim de ano, o local se transforma em um paraíso natalino com casas cobertas de neve, um castelo de biscoito de gengibre e barracas de comida deliciosas, com fogos de artifício e um jantar na véspera de Ano Novo.

     

Onde se hospedar: localizado no bairro de Vesterbro, o Bohr Apartment Copenhagen é um apartamento aconchegante. A acomodação apresenta interiores escandinavos elegantes e modernos, com vista panorâmica da cidade e até mesmo um telescópio para ver bem de perto as luzes de Natal. O empréstimo gratuito de bicicletas permite descobrir a cidade como um verdadeiro morador local por seu labirinto de ciclovias. Além disso, essa acomodação participante do programa Viagens Sustentáveis da Booking.com dá informações sobre ecossistemas locais, patrimônio e cultura, bem como regras de etiqueta para visitantes, garantindo um Natal livre de qualquer stress.

 

CracóviaPolônia

Localizada no sul da Polônia, a encantadora Cracóvia eleva o Natal a um outro patamar. Considerada a data mais importante do calendário polonês e com 50% de chance de neve em dezembro, a cidade é ideal para quem procura um Natal inesquecível. Um grande mercado natalino enfeita a praça principal servindo comidas deliciosas, como joelho de porco assado banhado em mel. Por lá, também se encontra barracas que vendem artesanato exclusivo e presentes decorativos. Os artesãos locais criam miniaturas complexas e bonitas desse cenário de fim de ano, que se destacam nas vitrines de lojas decoradas para que os viajantes possam admirar. Para uma noite tradicional, recomenda-se reservar um jantar com bebidas e show polonês, onde, depois de uma dose de licor de cereja, um banquete de três pratos é servido, acompanhado por músicas regionais e danças de um conjunto folclórico cracoviano em trajes tradicionais.

     

Onde se hospedar: situado no pitoresco centro histórico, o Fragola Apartments Old Town oferece acomodações perfeitas para uma pausa na Cracóvia, com suas janelas panorâmicas que inundam o espaço com luz. Todos os apartamentos apresentam uma decoração aconchegante e moderna, e alguns incluem uma varanda e uma TV de tela plana, permitindo que o hóspede assista aos seus filmes de fim de ano favoritos no conforto de um sofá ou cama aconchegante. Os apartamentos também contam com acesso a uma sauna, onde o viajante pode se aquecer depois de curtir o gélido ar polonês.

 

¹Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com 42.513 participantes em 33 mercados. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi realizada on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.

²Este relatório analisa as sessões de pesquisa na Booking.com entre 18 de setembro de 2023 e 1º de outubro de 2023, com datas de check-in entre 1º de novembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. Para comparar dados, analisamos as sessões de pesquisa na Booking.com entre 19 de setembro de 2022 e 2 de outubro de 2022, com datas de check-in entre 1º de novembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023.

³A pesquisa Previsões de Viagem para 2024 foi encomendada pela Booking.com e realizada com um grupo de adultos que planeja viajar a lazer ou a negócios nos próximos 12 a 24 meses. No total, 27.730 pessoas em 33 países e territórios participaram da pesquisa. As pessoas entrevistadas responderam a uma pesquisa on-line em julho de 2023.