Com natureza, sorvete e muito relaxamento, o calor no Rio é recheado de atividades para todos os gostos

O verão é a cara do Brasil, assim como o Rio de Janeiro. Com as altas temperaturas e a riqueza de atividades que acontecem pela Cidade Maravilhosa, é importante selecionar as melhores opções para não deixar a época mais feliz do ano passar em branco.

Indo além das praias mais famosas, veja a seguir algumas atrações para fazer com que o verão no Rio seja completamente inesquecível!

Blocos de rua

Tem coisa melhor que a combinação de verão, carnaval e Rio de Janeiro?

A Marquês de Sapucaí ferve com os tradicionais desfiles das escolas de samba, mas as ruas do Rio também ficam lotadas de foliões que aproveitam as centenas de blocos de rua que passam pela cidade.

De 10 a 14 de fevereiro e também nos finais de semana de pré e pós-carnaval, cariocas e turistas curtem muita música e agitação com o Bloco da Anitta, Fervo da Lud, Sargento Pimenta, Orquestra Voadora, Bloco da Favorita, Bangalafumenga e muito mais.

Veja a programação completa dos bloquinhos cariocas no site Blocos de Rua.

Passeios de barco

Passear de barco é uma ótima forma de conhecer o Rio por um ângulo diferente e ainda aproveitar ao máximo aquela brisa do mar para se livrar do calor.

Existem diversos roteiros diferentes, promovidos por várias empresas especializadas no ramo. Praia Vermelha, Copacabana, Barra da Tijuca, Pão de Açúcar e Centro Histórico são passeios que se concentram na área turística mais popular. Quem quiser ir um pouco mais longe pode optar por conhecer Niterói, Arquipélago das Cagarras, Ilhas Tijuca, Arraial do Cabo, etc.

Dependendo do fornecedor, é possível contratar passeios compartilhados, privativos, ao nascer ou pôr do sol e até mesmo roteiros noturnos. As embarcações variam entre veleiro, lancha e catamarã. 

Algumas das empresas mais conhecidas são a Sail in Rio, DDRio, Rio Boat Tour, Puro Lazer Tour, Trilha Náutica, Rio Mania de Mar e C2Rio Tours & Travel.

Sorveteria Granado Verão

A casa de cosméticos mais tradicional do Brasil, fundada no Rio de Janeiro em 1870, agora tem sua própria sorveteria com menu totalmente original.

A Sorveteria Granado Verão conta com oito tipos de sorvete e sorbet, todos assinados pela marca Sorvetiño. Além de serem feitos apenas com ingredientes naturais, sem conservantes, aromas artificiais e corantes, cada sabor é inspirado em uma fragrância Granado diferente.

Quem passa pela loja conceito temporária pode se deliciar com os sabores Bossa (leite de coco e maracujá), Baunilha (com noz moscada), Chá Preto e Bergamota, Limão Tahiti e Néroli, Figo, Rosa Damascena (geleia de morango e água de rosas), Époque Tropical (caju e cardamomo) e Couro (cacau 100% e geleia de frutas vermelhas).

Aberta até março, a sorveteria fica no segundo andar da unidade da Granado em Ipanema (R. Garcia D’Ávila, 108), funcionando das 9h às 20h (segunda a sábado) e das 12h às 18h (domingo).

Praias selvagens

As praias urbanas cariocas estampam cartões-postais e ficam cheias de turistas nas férias e nos finais de semana, mas as praias selvagens também valem a visita e mostram o Rio de uma maneira diferente.

Entre Grumari e a Barra de Guaratiba há quatro praias selvagens com nomes que já indicam o que se pode esperar: Perigoso, Meio, Funda e Inferno.

Chegar até essas praias só é possível por meio de trilhas ou embarcações. Por isso, este é um passeio mais indicado para quem não tem medo de aventuras e com bom condicionamento físico. Para garantir a segurança e comodidade de todos, recomenda-se a contratação de um guia experiente.

Apesar do caminho consideravelmente difícil, a recompensa chega na forma de praias praticamente intocadas, com muitas pedras, vegetação e mar azul. Tudo o que se ouve são as ondas quebrando na areia e outros sons da natureza. 

Como são locais isolados, comprar comida a bebida pode ser bem complicado. A solução é levar tudo na mochila.

Parque Nacional da Tijuca

Se a intenção é aproveitar a natureza, mas tirar um pouco o foco das praias, o Parque Nacional da Tijuca é o local certo para visitar durante o verão.

Os quatro mil hectares do parque guardam verdadeiros tesouros do Rio de Janeiro, como a Floresta da Tijuca, o Corcovado e a Vista Chinesa. Cachoeiras, lagos, rios, formações rochosas, trilhas e mirantes são abertos à visitação.

Cultura e história também fazem parte do parque: Circuito do Vale Histórico, Centro de Visitantes, Ruínas da Fazenda, Jardim dos Manacás e Capela Mayrink. 

O Parque Nacional da Tijuca também permite andar de skate, fazer corrida e caminhada, rapel, voo livre, ciclismo, escalada e observação de aves.

A fauna, inclusive, conta com 63 espécies de mamíferos, 226 tipos de aves e 39 de anfíbios e répteis. Já a flora tem mais de 1600 espécies de vegetais – destas, 433 estão em risco de extinção.

Day use

day use no Rio de Janeiro é a maneira mais indicada de descansar e relaxar de verdade nos dias mais quentes do verão carioca, sempre com muito conforto e alto padrão de serviços.

Sem que seja necessário fazer reservas ou passar a noite, hotéis com esse tipo de modalidade permite que suas áreas comuns sejam utilizadas por um dia inteiro. Para isso, basta comprar o pacote e agendar a data desejada.

O day use costuma incluir acesso a piscinas, saunas, academias e vestiários, serviço de praia e descontos exclusivos em refeições, tratamentos de spa, atendimento diferenciado, entre outros benefícios.

Como não exige hospedagem, o day use é o jeito ideal de sair da rotina e usufruir tudo o que um grande hotel tem a oferecer por um valor bem mais amigável.