Considerado o refúgio da Serra da Mantiqueira, o destino recebe quase 6 milhões de turistas por ano

Campos do Jordão, considerada a cidade mais alta do Brasil, a 1.628 metros de altitude e distante apenas 172 quilômetros da capital paulista, é o local ideal para viajar em família, casal ou na companhia de amigos.

De acordo com o estudo do Observatório do Turismo, que usa os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Data MPE Brasil, em 2023, a cidade recebeu 5.505.230  visitantes, crescimento de 9% em relação a 2022. Ou seja, o destino está cada vez mais no roteiro dos brasileiros. 

Com o clima ameno e ares de charme e sofisticação para todo lado, Campos do Jordão está muito além do centro comercial, o famoso Capivari. O município é conhecido por sua beleza, arquitetura, romantismo, turismo de luxo e, principalmente, ecoturismo. O que significa que há muitas atrações e oportunidades para viver experiências inesquecíveis por lá. 

Clima e natureza
Um dos maiores atrativos de Campos do Jordão é o seu clima de montanha agradável durante todo o ano. No verão, as temperaturas amenas possibilitam um alívio bem-vindo do calor intenso das cidades vizinhas, já no inverno, o frio traz a oportunidade de desfrutar a névoa matinal e noites estreladas. No outono e na primavera, o clima é convidativo para vestir um casaco, tomar um vinho e saborear as delícias da gastronomia local.

A natureza por si só já é motivo suficiente para conhecer o destino. Os visitantes podem explorar trilhas que atravessam florestas de araucárias e cruzam riachos cristalinos. Os parques são um paraíso para os amantes da biodiversidade, oferecendo uma variedade de atividades ao ar livre, como caminhadas, passeios de quadriciclo, mountain bike e observações de aves.

Gastronomia
A gastronomia é outra razão pela qual Campos do Jordão é tão amada pelos visitantes. A cidade tem restaurantes charmosos, sofisticados e aconchegantes, que servem desde pratos internacionais até a deliciosa culinária regional. As refeições típicas são as fondues, trutas frescas e os deliciosos chocolates artesanais.

Nos estabelecimentos, sejam eles nas ruas em diferentes pontos ou em hotéis, atendendo hóspedes e também o público externo, as pessoas são recebidas com sorrisos genuínos e um serviço atencioso, que faz com que se sintam em casa.

Os destaques gastronômicos ficam por conta de locais como o Alto da Brasa, Dona Chica, Elio Cucina, Ludwig Restaurante, Mercearia Campos e a Vila Chã, além de vinícolas tradicionais como a Santa Maria. 

Rotas especiais
O destino serrano oferece experiências únicas, desde suas charmosas ruas de paralelepípedos até suas trilhas deslumbrantes, com convites para paradas para saborear a gastronomia requintada e se encantar com a cultura vibrante. 

Abaixo, conheça algumas rotas especiais:

:: Caminho do Horto
Esse trajeto conta com diversos pontos turísticos que não podem faltar  no roteiro  dos viajantes. O Parque Estadual Campos do Jordão (Horto Florestal), que tem mais de 8 mil hectares, conta com trilhas bem conservadas em que os visitantes têm a oportunidade de observar uma grande variedade de flora e fauna, além de aproveitar experiências como arborismo, atividades ao ar livre, passeios de bicicleta, piqueniques e para os mais aventureiros, há a possibilidade de praticar escalada em rocha e rapel, escolhas perfeitas para quem gosta de adrenalina.

Os campos de araucária, árvores típicas da cidade, também são buscados pelos turistas. E os atrativos não param por aí. O Zoom Bike Park, parque recreativo com trilhas para mountain bike de diferentes graus de dificuldade, é o ponto ideal para os apaixonados por esportes radicais. 

O Parque da Lagoinha é parada obrigatória. Refúgio tranquilo e encantador cercado pela exuberante natureza da Serra da Mantiqueira, localizado próximo ao centro, o local  tem trilhas suaves, lagos serenos e uma vegetação exótica. Ideal para momentos de relaxamento e contemplação. 

A Casa Araucária e o projeto social Maostiqueira, que capacita pessoas da comunidade para trabalharem com a lã e criarem produtos artesanais feitos deste item 100% natural, são locais que os turistas ficarão encantados, principalmente por conta da paisagem. 

Os visitantes podem também aproveitar o Caminho da estrada de ferro, em que a pessoa tem a oportunidade de fazer um passeio na Maria fumaça. 

E quem gosta de provar novos sabores etílicos, deve conhecer a Caras de Malte, um estabelecimento com ares de  boemia intimista, lareira central e cozinha variada de chapas de carnes em pratos europeus encorpados. Outro destaque culinário é o restaurante Dois Rios, inserido em uma paisagem sem igual e conduzido pela chef Patrícia Sampaio Bettencourt e seu companheiro Carlos Bettencourt. O lugar recebeu esse nome por conta do terreno que está ladeado pelos rios Fojo repleto de trutas e pelo Sapucaí Guaçu, caloroso no verão e de águas límpidas e tranquilas no inverno.

:: Alto Lajeado
O roteiro do Alto Lajeado é bem diversificado e encanta o público de todas as idades. O visitante pode começar com o Tarundu, parque com 25 atrações de lazer para todos os gostos, em que a pessoa tem contato com a natureza em uma área de 500 mil m² de mata preservada, a 1.700 metros de altitude.

Já o Parque Amantikir tem um conjunto de jardins e diversos pontos interativos. São mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60 mil m², abertos à visitação durante todos os dias do ano. O colorido dos canteiros é cenário para lindos registros fotográficos.

O Parque Bambui, complexo de lazer que faz parte da propriedade do Hotel Toriba, oferece uma experiência imersiva na natureza em uma área de 336 mil m². Por outro lado, a Fazendinha Toriba possui diversos animais domésticos que podem ser tocados e alimentados pelos visitantes. As crianças amam!

Por ali, a  Cervejaria Campos do Jordão, inspirada na beleza da Mantiqueira e pensada para proporcionar uma sensação única no universo cervejeiro, é parada obrigatória. O endereço oferece a oportunidade de conhecer o processo da criação de sua bebida, além de ter paisagens instagramáveis. O mirante, que faz parte do território, tem uma vista da serra de tirar o fôlego. 

:: Alto do Boa Vista 
Os atrativos desse trajeto são destinados  àqueles que amam conhecer a história e cultura local. O Palácio Boa Vista, residência oficial de inverno do governador do estado de São Paulo, é um passeio inesquecível. Na parte interna é possível apreciar mais de 1.800 obras de arte, do Modernismo ao abstrato, com destaque para um conjunto de 8 raras e valiosas pinturas de Tarsila do Amaral, além de mobiliário, tapeçarias, louçaria e prataria catalogada.  

O Museu Felícia Leirner, que divide espaço com o Auditório Claudio Santoro,  que é a casa do Festival de Inverno de Campos do Jordão, está localizado em uma área de aproximadamente 35 mil m². Ali é possível contemplar a arte perfeitamente integrada à natureza.

A cervejaria Baden Baden traz tradição, unido à inovação, e eleva os sabores com  combinações surpreendentes de suas bebidas encontradas em boa variedade de aromas

O Mosteiro São João, próximo ao centro, a cinco quilômetros da Vila Capivari, no caminho para o Palácio Boa Vista, é um lugar tranquilo com missas regulares, cânticos gregorianos, um maravilhoso jardim e lago.

:: Portal - Capivari
Os pontos mais tradicionais de Campos do Jordão estão localizados no centro e merecem ser conhecidos.  O famoso teleférico é um deles. Quem faz o passeio se surpreende com a vista panorâmica e a possibilidade de contemplara paisagem tanto pela cabine, como pelas cadeiras. Por ali também fica o trenó, que consiste em um carrinho que se desloca até 40km/h sobre um trilho de 485 metros de extensão; e o famoso bar de gelo Iceland, um universo abaixo de zero com estrutura composta 100% por gelo.

E para finalizar esse roteiro, o visitante pode desfrutar da variedade gastronômica do Mercearia Campos - Restaurante & Bar, que há mais de 20 anos disponibiliza o que a região da Mantiqueira tem de melhor.

:: Itapeva 
O Bosque do Silêncio, parque ecológico e tropical, possibilita caminhadas por trilhas naturais, e ainda conta com espaços para paintball, peteca e outras opções de lazer. 

A Fazenda Prana é o queridinho dos turistas que amam tirar fotos em paisagens exuberantes e apreciar um pôr do sol inesquecível. O local conta com restaurante, tirolesa, bike aérea, balanço infinito (o mais alto do Brasil), parquinho de diversão rústico e trilhas para caminhada.

O parque da Floresta Encantada possui casas pequenas inspiradas em histórias e contos infantis e para uma imersão ainda maior os funcionários ficam fantasiados aos fins de semana.

A Fazenda Saint Clair, conhecida como parque das lavandas, está situada no território do Pico do Itapeva e permite desfrutar de belas paisagens naturais e contemplar a paisagem.

Para conferir ainda mais novidades de Campos do Jordão, acesse os perfis oficiais no Instagram (@aproveitecamposdojordao), YouTube (@AproveiteCamposdoJordao), Pinterest (@aproveitecamposdojordao), TikTok (@aproveitecamposdojordao) Facebook (link) e LinkedIn (link).

Sobre o Consórcio Aproveite Campos do Jordão
O município de Campos do Jordão, situado no lado paulista da Serra da Mantiqueira, a 1.628 metros de altitude, por meio de um pool de associações locais, criou o Consórcio Aproveite Campos do Jordão. A cidade é considerada a mais alta do Brasil, apropriada para celebrar os melhores momentos, aproveitar o clima com estilo e requinte. O destino de natureza, acolhe com maestria seus moradores e visitantes. Os eventos são catalisadores e também uma vitrine da região, que oferece uma atmosfera de sofisticação de lazer e prazer nas montanhas.