A expectativa é que o turismo se consolide como um caminho sólido para o desenvolvimento econômico e social do Brasil

Começou! O Salão Nacional do Turismo teve início na manhã desta sexta-feira (15.12) e já está movimentado a Arena BRB Mane Garrincha, em Brasília (DF). O setor que movimenta 8% do PIB nacional e gera cerca de 7.9 milhões de empregos está animado e com expectativas positivas com a volta deste evento, que é a maior vitrine do turismo nacional.

A Agencia de Notícias do Turismo conversou com as diversas autoridades e representantes do trade turístico do país que prestigiaram a abertura do Salão Nacional do Turismo. Todos apontaram o sonho e objetivo de que o turismo se consolide como um caminho sólido para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Vem ver as primeiras impressões e expectativas para esses três dias de Salão.

Celina Leão, vice-governadora do Distrito Federal

“A importância de resgatar esse grande evento nacional, o Salão do Turismo, para a gente valorizar cada estado que tem uma performance turística diferente. O nosso país tem dimensões continentais, e o DF está apoiando esse grande evento. Capital da democracia, capital da República, recebendo todos os estados aqui, para que vocês possam conhecer todo o turismo do Brasil em um só lugar. Então, é algo realmente inovador, e o GDF tem muita honra de participar desse grande evento do Ministério do Turismo”.

Cristiano Araújo, secretário de Turismo do DF

“É um evento que é recriado pelo ministro Sabino, onde a gente está recebendo todos os estados brasileiros para mostrar o que tem de melhor na sua cultura, no seu artesanato, na sua tradição. Então, o interesse é grande, os ingressos estão todos esgotados já, temos também, à noite, para coroar esse grande evento, as atrações musicais. E, com esse evento, a gente gerou emprego, fomentamos a economia, a rede hoteleira está toda cheia com as pessoas que estão acompanhando o Salão”.

Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)

“Para nós, do trade turístico, como presidente da ABIH Nacional, eu só tenho a agradecer ao nosso ministro Celso Sabino, que, em tão pouco tempo, já fez tantas ações. E uma delas está acontecendo hoje, a volta do Salão do Turismo. Celso, esse paraense tão determinado, e nós, que fazemos o turismo, só temos que agradecer essa determinação, esse amor com que ele está conduzindo toda a equipe do Ministério do Turismo”.

Guilherme Paulus, sócio-fundador da CVC:

“Eu acho que o Salão é uma grande vitória do nosso turismo. Parabenizar o nosso ministro, que assumiu o compromisso, juntamente com o secretário Zuanazzi. E aqui vai ser um grande sucesso, porque está sendo muito bem divulgado. Então, o Salão vai ser um grande sucesso, e a gente vai alimentar cada vez mais o turismo”.

Marcelo Freixo - Presidente da Embratur

“A gente está muito contente e animado com a realização do Salão do Turismo, 12 anos depois, aqui em Brasília, reunindo todo o trade nacional, as representações por estado, por cidade. O Salão dialoga com a oportunidade de a gente conhecer essa diversidade brasileira, e com isso a gente aproxima cultura, gastronomia, natureza, sol e praia e muitos outros destinos. Então no Salão é hora de reunir tudo isso num lugar só”.

Jurema Monteiro - Presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas

“O setor aéreo e o setor de turismo, eles têm uma relação conectada intimamente. E é para a gente uma satisfação estar aqui nessa edição do Salão do Turismo, que a gente sabe que envolveu um esforço muito grande do ministro Celso Sabino, de toda a equipe do Ministério, que está de parabéns por realizar esse encontro, que é muito importante…".