O passeio lembrará o aniversário do museu, que completa 202 anos de história

Dando sequência à programação virtual – que tem contado com lives semanais sobre a história e sobre o cotidiano da cidade – o Projeto Rolé Carioca oferecerá uma visita virtual ao Museu Nacional no próximo domingo, dia 12 de julho, às 10h, pela plataforma Zoom. Guiado pelo coordenador nacional do curso de História da Estácio, Rodrigo Rainha, o passeio lembrará o aniversário do Museu – que agora em junho completou 202 anos – e a necessidade de valorização deste patrimônio da cidade. 

“O incêndio que destruiu boa parte do acervo do Museu Nacional foi um momento de profunda tristeza não só para os cariocas como para todos os brasileiros. O Rolé visitou o Museu em 2018, pouco antes do incêndio, reunindo cerca de 600 pessoas. Foi um dos nossos passeios mais memoráveis porque muitas pessoas nunca tinham entrado no prédio do museu, mesmo sendo frequentadoras da Quinta da Boa Vista. Voltar lá, ainda que virtualmente, é uma forma de reforçar a importância da preservação do patrimônio histórico, políticas públicas de fomento e salvaguarda e valorização da memória, considerando também seus apagamentos. O Rolé é, afinal, sobre isso”, afirma o professor Rodrigo Rainha.” 

O Projeto Rolé Carioca conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, ONS e Estácio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, além do apoio da Lecca, Invest e 27º congresso Mundial de Arquitetos - UIA 2021 e Copatrocínio First RH Group e Shift Gestão de Serviços.

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio promove o Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar. O programa, que apoia iniciativas em cinco pilares - Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo – reflete o compromisso da Estácio de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.