Evento inédito reuniu mais de 140 pessoas

Nessa semana, aconteceu em São Paulo a primeira edição do Invino Wine Travel Summit, evento inédito que reuniu mais de 140 pessoas, entre especialistas da enologia e do enoturismo, jornalistas, operadores e agentes de viagens, para momentos de aprendizado e networking através de debates, reuniões agendadas e experiências enológicas e gastronômicas. Realizado no Hotel Grand Hyatt, intercâmbios de negócios e as experiências de degustação foram os grandes destaques do evento, no qual os participantes puderam provar vinhos portugueses, chilenos, franceses e brasileiros.

Como conselheiros do evento, estiveram nomes como Carlos Cabral, Fundador da Sociedade Brasileira dos Amigos Vinho, palestrante e autor, e consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar; Carlos Henrique Abatayguara, sócio-presidente da Jet Set Turismo e membro da rede Virtuoso; Jean-Philippe Pérol, organizador do evento e administrador da Cap Amazon; Solange Souza, jornalista especializada em vinhos e gastronomia, e editora do Blog Mesa Completa.  

O evento contou com palestras de Alice Tourbier, proprietária do Les Sources de Caudalie, Fabrizia Zucherato, diretora executiva da vinícola Guaspari, Ricardo Hida, diretor da Promonde Travel Food & Marketing, Caroline Putnoki, diretora da Atout France e Alexandre Rizaucourt, representante da Designed by Bourgogne.  

Entre os patrocinadores, apoiadores e expositores estiveram empresas como Air France l KLM, Chandon, Bourgogne, Wines of Chile, Atout France, Sources de Caudalie, Guaspari Vinícola, Santa Cruz, Tarapacá e San Pedro, Miolo, Giordani Turismo, Wine Paths e Rouge Brasil. Ao término de cada palestra, ainda foram sorteados vinhos nobres de grandes vinícolas, e o evento foi finalizado com um jantar harmonizado com vinhos chilenos.

Segundo Jean-Philippe Pérol, um dos idealizadores do Invino Wine Travel Summit, o objetivo do evento foi aproximar os mundos do vinho e do turismo, que ainda têm muito o que aprender um com o  outro. “O resultado foi acima das expectativas, com 20% de participantes além do previsto. Isso é um forte indício para a segunda edição do Invino, que já está marcada para o dia 30 de Março de 2020”, completou Pérol.

Conforme dados fornecidos pela Invino Wine Travel Summit, em 2015, cerca de 40 milhões de enoturistas percorreram o mundo em busca de experiências, para alegria das vinícolas, já que até 20% de suas receitas provêm do enoturismo. Por outro lado, o volume de vinhos importados aumentou em cerca de 100% nos últimos dez anos no Brasil, dado que comprova o crescente interesse dos brasileiros pelo consumo do nobre líquido de Baco. Somando-se a isto dados de que em 2018 o turismo brasileiro voltou a crescer, com alta de 3,5% nas viagens domésticas, enquanto que as internacionais tiveram alta de 14%, pode-se dizer que bons ventos sopram a favor do enoturismo entre turistas brasileiros.