Paulo de Frontin, Vassouras, Rio das Flores, Valença, Barra do Piraí e Paty do Alferes recebem os maiores eventos da temporada

A estação mais fria do ano é também a de maior agitação na região Vale do Café. Preenchendo todo o mês de julho, são 4 eventos: Festa das Luzes (até 14 de julho), Devorart (5 a 7 de julho), Festival Vale do Café (18 a 28 de julho) e Mais Vassouras (18 a 28 de julho).

Para iluminar os meses de maior escuridão no hemisfério sul, o Jardim Ecológico Uaná Etê, em Paulo de Frontin, RJ, realiza a Festa das Luzes da Mata Atlântica, que começou dia 20 de junho e se estende até dia 14 de julho. Obras de 12 designers de luz, com direção artística de Paulo César Medeiros, criam ambiente lúdico e de total interação com a natureza. Além do show de luzes, apresentação de artistas consagrados como Cristina Braga e Ricardo Medeiros,Eduardo Dussek, Oswaldo Montenegro e Zeca Baleiro enriquecem a festa. Aos domingos, observação do sol a partir das 11h para toda a família.

O Mirante de Vassouras, RJ, será o será o local mais bonito e animado da cidade entre os dias 5 e 7 de julho. É nesse período que acontece o 4º Devorart, evento voltado à boa gastronomia de rua, cervejas especiais e música animada. Shows de rock, MPB e atividades para crianças vão do fim de tarde até a madrugada. O músico George Israel, com apresentação marcada para sexta-feira (5) de julho, está entre as atrações.

A partir de 18 de julho a história e a música instrumental tomam conta da região, quando começa o 17º Festival Vale do Café, reunindo 12 fazendas históricas em 6 municípios. Apresentações gratuitas em Vassouras, Paty do Alferes e Rio das Flores reúnem nomes como Turíbio Santos, Maria Teresa Madeira, João Bani e Pedro Cantalice. A 17ª edição do evento, que será uma homenagem aos compositores Villa-Lobos e Tom Jobim, recebe o público nas mais bonitas fazendas históricas  para visitação e realização de grandes concertos. Na programação estão Rosana Lanzelotte, Victor Biglione, Wagner Tiso, Zé Paulo Becker e grupo Semente, entre outros.

Paralelamente ao Festival Vale do Café, a cidade de Vassouras recebe o Mais Vassouras entre 18 e 28 de julho, que aproveita a beleza arquitetônica da cidade em ampla programação cultural gratuita.  O evento terá apresentações musicais, concertos, exibição de curtas, corredor gastronômico, atividades para crianças e outras atrações, entre elas uma peça inédita inspirada no romance entre Eufrásia Teixeira Leite e Joaquim Nabuco. Eufrásia é a grande benfeitora do município, foi pioneira em vários aspectos de sua vida, servindo até hoje como exemplo e inspiração de independência feminina. Após a peça, difícil não sair fã da Eufrásia.