Expectativa é de que cerca de 25 mil baleias passem pelo litoral capixaba até a segunda quinzena de outubro

A temporada de observação das baleias Jubarte no Espírito Santo teve início no último final de semana, quando ocorreu a primeira saída turística. Com embarcações regulamentadas pela Capitania dos Portos e equipes treinadas, os passeios acontecem aos finais de semana e feriados, se houver condições climáticas para isto. A expectativa é de que cerca de 25 mil baleias passem pelo litoral capixaba até a segunda quinzena de outubro.

O diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, destaca que durante todo o mês de junho foram realizadas capacitações de profissionais da cadeia produtiva do turismo e que, até o momento, as embarcações Mar de Abrolhos e Armando estão cadastradas para uso das áreas públicas de embarque e desembarque de passageiros de caráter turístico.

Passeios

Os passeios acontecem aos finais de semana e feriados, exceto quando as condições meteorológicas não permitirem o embarque. Famosas pelos seus saltos, as espécies podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância da costa da Capital. O percurso até o local de observação dura, em média, cinco horas (entre ida e volta), com até três horas para contemplação das baleias.

Segundo dados do Observatório do Turismo da PMV/Instituto Ecomares, na temporada de 2018, entre os meses de junho e novembro, 893 turistas, a bordo de 38 expedições, tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Durante o período, foram realizadas oito expedições de pesquisa e monitoramento, com média de avistamento de dez baleias por embarque.

Recomendações de embarque

Segundo o presidente do Instituto O Canal e coordenador do projeto Amigos da Jubarte, Sandro Firmino, no momento do embarque os turistas recebem orientações para aproveitar ao máximo o passeio e os procedimentos a serem seguidos caso se sintam mal.

Além das recomendações, um material impresso, Guia de Vida Marinha, é entregue ao passageiro no ato do embarque.

Fortalecimento

A gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Serviços do Sebrae/ES, Renata Vescovi, destaca a importância da organização do setor para que a atividade seja realizada de forma sustentável e capaz de gerar negócios sólidos.

O Sebrae tem apoiado as ações que visam a capacitação de todos os atores envolvidos na atividade. Neste sentido, a intenção é envolver mais agências de turismo e receptivo, promovendo o fortalecimento de toda cadeia produtiva que tem se estruturado em torno do turismo de observação de baleias”, diz.

Fiscalização

Com o objetivo de garantir a segurança e proporcionar ao usuário um passeio com equipamentos dentro do que a norma prevê, o capitão Luiz Afonso de Castro informou que a Capitania dos Portos intensificará a fiscalização. .