Grandes nomes da literatura e da música se encontram em 10 dias de intensa programação cultural gratuita

A 25ª edição do Festival de Inverno de Itapecerica, um dos eventos mais tradicionais e diversificados de Minas Gerais acontece de 12 a 21 de julho. A programação é gratuita, espalhada pelas principais praças e espaços culturais da cidade, e inclui apresentações musicais, exposições, oficinas e a tão aguardada segunda edição do Festival Literário de Itapecerica (Felita), que fez muito sucesso em 2018.

A cada edição, o evento reúne milhares de visitantes da cidade e também turistas de diferentes partes do país por conta de sua programação variada e valorização da cultura local. Apresentações teatrais, de dança, artesanato, circo, música clássica e artes visuais encantam a todos e uma das principais atrações este ano será a exposição em homenagem aos 25 anos do Festival, na Praça do Coreto.

A programação do Festival de Inverno tem como princípio mesclar artistas da terra e artistas de renome nacional. Por ser uma cidade de grande tradição musical, vale destacar as apresentações das corporações musicais itapecericanas, que há anos encantam o público: Corporação Musical Nossa Senhora do Desterro, Corporação Musical Nossa Senhora das Dores, Corporação Musical Santa Cecília e Corporação Musical Sagrado Coração. Também haverá atrações de pratas da casa em diversos estilos de música popular, academias de dança, apresentações de artes cênicas, literatura, exposições de artes visuais e artesanato.

No intuito de envolver toda a família, o evento oferece ainda uma grande variedade de atrações voltadas para o público infantil e também uma rica programação teatral, como as apresentações de circo do Grupo Atrás do Pano, com o espetáculo “Estórias Cantantes”; do Grupo Palcomédia, com a peça “Família Silva”; o espetáculo de contação de histórias com Rosana de Mont’Alverne; a Borrachalioteca sobre Rodas, com diversas atividades lúdicas; e também, vindo diretamente do Rio de Janeiro para Itapecerica, o Grupo Ciclomáticos, com espetáculo “O Cabaleiro Sertanejo”, de Ariano Suassuna; além de performances poéticas e muitas outras.

Para agitar ainda mais o público, foram convidados três grandes nomes do cenário musical nacional: as bandas Blitz, que se apresenta na sexta-feira (19/07, às 23h30), Skank, no sábado (20/07, às 23h30) e a cantora Alcione, que fará o grande show de encerramento no domingo (dia 21/07, às 22h). Os três shows serão realizados na Praça São Bento.

“Além de fomentar o turismo, o Festival de Inverno de Itapecerica movimenta a economia do município, aquece o comércio e a prestação de serviços. A programação valoriza muito os artistas locais e também traz representantes de renome nacional. Vale destacar as apresentações das corporações musicais itapecericanas, que sempre encantam o público, assim como o encontro de bandas de Itapecerica e região e as apresentações das academias de dança locais. Há atrações para todas as idades e gostos”, comenta Wirley Reis, prefeito de Itapecerica.