Menu segue o formato já tradicional, com entrada, prato principal e sobremesa, pelo valor de R$54,90 para duas pessoas

Valorizando a autenticidade da culinária local e também as tendências do cenário da gastronomia, a edição comemorativa de 10 anos do Balneário Saboroso, um dos maiores festivais do sul do país, promete aguçar os sentidos do público e promover um verdadeiro roteiro gastronômico por Balneário Camboriú (SC). Até dia 28 de julho, a culinária catarinense mais uma vez vai estar em alta através da criação de menus exclusivos, com a participação de 36 restaurantes.

Desde o final do ano passado os chefs já se preparavam para o evento, estudando ingredientes e combinações baseadas em memórias familiares contrastando com criações mais ousadas para encher os olhos e também o estômago do público. O menu segue o formato já tradicional, com entrada, prato principal e sobremesa, pelo valor de R$54,90 para  duas pessoas.

Entre os destaques das entradinhas, impossível deixar de destacar os canelones de abobrinha recheados com creme de ricota, assim como os cogumelos na brasa, com pó de linguiça Blumenau. Um arancini de açafrão espanhol com ragu de costela também rouba a cena e para quem não abre mão do tartar, há com salmão e até com abacate, queijo brie e geleia. 

Falando dos pratos principais, a mistura de sabores ficou ainda mais surpreendente, trazendo desde a tradicional pescada da estação, servida com molho de capim limão, purê de banana da terra e camarão salteado até salmão frito em massa indiana com legumes asiáticos e ragout de novilho com couscous marroquino e até pinhões. Um inusitado lombo de jacaré com risoto negro cremoso também chama atenção assim, como uma Panceta suína assada, com camarão grelhado e nhoque de banana da terra.

Completando a experiência, as sobremesas agradam desde os paladares mais tradicionais, trazendo donuts com chocolate e sorvete até o internacional creme brulee. Uma tapioca de queijo colonial com doce de leite quente e manjar de coco promete arrancar suspiros, assim como um mousse de damasco com chocolate flamejante e um bolo cremoso de milho verde com sorvete de melado de cana.

Aproximadamente 1/3 dos restaurantes estão participando do festival pela primeira vez. O evento neste ano ainda trará uma batalha gastronômica para valorizar e premiar o melhor chefe de cozinha da região, além da já tradicional programação paralela. O Balneário Saboroso é uma realização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau e conta com o patrocínio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Eisenbahn, Pericó, SBT e Univali, além dos seguintes apoiadores: Balneário Shopping, Loft Store, Copa Inox, Sebrae e Móveis Brasilia.