Pin It

Como já é tradicional, o Turismo do Alentejo estará presente na ABAV Expo de 2019, que será realizada entre os dias 25 e 27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Representantes da promoção turística da maior região portuguesa estarão situados no stand de Portugal.

O Alentejo é considerado o destino mais genuíno de Portugal, e atrai turistas com sua riqueza patrimonial, a famosa gastronomia e seus premiados vinhos. Esta oferta se une a serviços turísticos de excelência, que incluem ótimos hotéis, restaurantes e empresas de entretenimento, garantindo um destino completo que atente os requisitos dos turistas mais exigentes.

A agência de promoção da região chega ao Brasil com otimismo para o próximo ano. O primeiro semestre de 2019 registrou um crescimento de 16,7% no número de hóspedes brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado. Os pernoites apresentaram um crescimento ainda mais expressivo, de 29,8%. Isso consolida o Brasil como o segundo maior emissor de turistas do mundo para o Alentejo, atrás apenas da Espanha.

“Nossas expectativas são as melhores. Observamos que os viajantes brasileiros procuram cada vez mais o Alentejo, e com isso vamos ajustando nossos esforços de divulgação no país”, afirma Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo. “Temos centrado nossas estratégias no estado de São Paulo, mas de forma segura e gradual estamos apostando também em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, completa o executivo.

Em 2019, a região teve diversas inaugurações apelativas para os turistas brasileiros, como os hotéis Quinta da Comporta, um estabelecimento focado em bem-estar e contato com a natureza em um dos melhores destinos de veraneio do país e o Vila Galé Elvas, instalado em um edifício histórico em uma cidade que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

2019 também contou com a inauguração de novas praias fluviais, como a de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Amieira, todas às margens do Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa, além do lançamento dos Caminhos de Santiago pelo Alentejo e novas trilhas da Rota Vicentina, que reúne percursos para caminhada, trekking e ciclismo no oeste da região.

No quesito enoturismo, a região, que é uma das principais produtoras de vinho de Portugal, teve um ano seco que antecipou a colheita das uvas, e tem previsão de um aumento de 5 a 10% na quantidade de vinhos produzidos, que também devem ser de uma qualidade superior.

Ainda este ano, o L’AND of Alandroal, um hotel exclusivo, focado em lifestyle e com apenas 24 suítes, deve começar a receber hóspedes, e o Otto Fish Restaurant, um estabelecimento com a assinatura do conhecido chef argentino Chacall, abrirá as portas em Santo André, no litoral da região.

Em 2020 também haverá diversas aberturas, como o Palácio do Sal, um quatro estrelas em Alcácer do Sal, e o Vila Galé Alter do Chão, um hotel também de quatro estrelas que prestará homenagem aos cavalos da raça puro-sangue lusitano. Além disso, o Convento do Carmo, na cidade de Moura, deverá ser transformado em um hotel de categoria superior pelos mesmos proprietários do Convento do Espinheiro, uma unidade hoteleira renomada da região. No entanto, ainda não há previsão de inauguração para esse empreendimento.

Outro tema que deve ser destacado pela agência no próximo ano são os diversos patrimônios alentejanos reconhecidos pela UNESCO. Além das cidades históricas de Évora e Elvas, classificadas como Patrimônio Mundial da Humanidade pela organização devido às construções centenárias extremamente preservadas e significativas para a história portuguesa, o Alentejo esbanja expressões culturais na lista de Patrimônios Culturais e Imateriais da UNESCO.

É o caso da arte chocalheira, que diz respeito à produção única de sinos para animais de propriedades rurais, conhecidos como chocalhos, o cante alentejano, um estilo musical repleto de emoção que utiliza múltiplas vozes e nenhum instrumento, os bonecos de Estremoz, esculturas muito coloridas feitas em barro, e a falcoaria, que é a criação e treinamento de falcões.

Durante a ABAV Expo, o Turismo do Alentejo realizará diversas ações de capacitação do destino, evidenciando o que a região tem a oferecer aos viajantes brasileiros. Os representantes também devem se reunir com líderes das comunidades judaicas e evangélicas de São Paulo para buscar formas de desenvolver o turismo religioso pela região.