Devido ao período de isolamento, público pode fazer tour e participar do Cine Memória Itália virtualmente

Construída entre 1923 e 1925, a atual Casa da Memória Italiana foi residência do casal de imigrantes Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi e seus filhos Elisa, Ida, Iris, Angela, Osônia a partir de 1941. Desde então, recebeu moradores ilustres e quando virou equipamento cultural passou a ter sua programação aberta ao público. Entretanto, seguindo as determinações municipais e estaduais, o espaço está fechado para visitação presencial. Mas para fomentar a cultura, a agenda on-line está repleta de atividades.

Um exemplo é o tour virtual 360° pela casa. Pelo computador, o internauta consegue ter acesso aos principais cômodos e aos objetos com riqueza de detalhes e informações.

Também é possível assistir ao Projeto Memória Italiana – Vídeos Documentários com pesquisas e registros de memória oral das famílias italianas da região como Balbo, Biagi, Bonini, Gallo, Ometto, entre outras. Ainda, é possível conferir as curiosidades do museu-casa dos imóveis pertencentes a ele, bem como as histórias de alguns moradores.