Encontros virtuais gratuitos reúnem especialistas nacionais e internacionais a partir desta sexta-feira (24)

Começa nesta sexta-feira, 24, a série de webinars Turismo Pós-Pandemia: Oportunidades para Reinventar, uma iniciativa da Braztoa, em parceria com a Amplia Mundo e o Laboratório de Estudos em Sustentabilidade e Turismo da Universidade de Brasília (LETS/UnB).

Os webinars acontecerão todas terças e sextas-feiras, às 17h, até o final de maio, e reunirão especialistas nacionais e internacionais para discutir novos olhares sobre o momento e analisar cenários para o futuro do turismo no pós-pandemia. Os convidados abordarão aspectos ligados a contextos políticos e análise de riscos, viagens e negócios, inovação e tecnologia, gestão de crise e comunicação para dialogar sobre desafios e oportunidades para o Turismo no contexto pós-quarentena. Algumas apresentações serão exclusivas para associados BRAZTOA e outras serão abertas ao público em geral, com vagas limitadas.

Entre os palestrantes figuram nomes como David Schürmann (Cineasta e Explorador), Cristiana Beltrão (empresária, estudiosa de tendências gastronômicas e colunista Veja Rio), Ricardo Stuckert (fotógrafo com premiados projetos de natureza e / povos indígenas), Samuel Lloyd (ex  diretor da Visit-Britain e atual Diretor de Marketing do Mineirão), Creomar de Souza (professor da Fundação Dom Cabral e especialista em cenários políticos) e Ian Yeoman (um dos mais respeitados futuristas em turismo no mundo, autor de vários livros e professor na Victoria University of Wellington, Nova Zelândia), entre outros.

As discussões serão apresentadas ao mesmo tempo em que governos, associações setoriais, pesquisadores e setor privado trabalham para contabilizar o impacto da pandemia no setor de turismo e hospitalidade. Já há indícios de que o turismo global será seriamente afetado, como mostra estudo recente da WTTC, com estimativas de perdas de U$2.1 trilhões no PIB do setor em 2020, além de 75 milhões de empregos em risco. No Brasil, segundo estudo da FGV publicado em abril de 2020, as perdas econômicas, em comparação ao PIB do setor em 2019, totalizarão R$ 116,7 bilhões no biênio 2020-2021. Apenas entre as operadoras Braztoa, os dados consolidados até o final de março revelam que os cancelamentos e adiamentos das viagens geraram um impacto de cerca de R$ 3,9 bilhões, ou seja, 25% do faturamento 2019.

O Presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu, avalia que é “momento de cuidar atentamente para minimizar impactos nos negócios, mas também de pensar e se preparar para o futuro”. A Professora Helena Costa, líder do LETS/UnB, acredita que “análises bem embasadas, principalmente em pesquisas robustas, podem contribuir para o redesenho de estratégias em momento tão crítico”. Jaqueline Gil, da consultoria Amplia Mundo e pesquisadora do LETS/UnB acredita que “é fundamental planejar e investir em inovação, de forma efetiva, especialmente para otimizar recursos e estar pronto na retomada”.

O webnair que abre a série Turismo Pós-Pandemia: Oportunidades para Reinventar, marcado para esta sexta-feira, 24 de abril, às 17h, será exclusivo para associados BRAZTOA e abordará o tema: Cenários Políticos no Brasil em tempos de COVID-19: Uma Análise Crítica. 

No encontro, Creomar de Souza, CEO da Dharma Political Risk and Strategy  e Professor da Fundação Dom Cabral, oferece uma análise de assuntos públicos e prevenção de riscos políticos em tempos de COVID-19; Flávio Peruzzi, Assessor Parlamentar da Braztoa, conta sobre as ações e trabalho realizado pela Associação em Brasília, incluindo demandas em trâmite atualmente. Os principais tópicos abordados serão os cenários e riscos políticos em Brasília; Relações entre Executivo e Legislativo: riscos para o setor produtivo brasileiro; Caminhos para aprovação de MPs, inclusive as do setor de turismo.

As inscrições para este webinar podem ser feitas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., canal pelo qual o interessado receberá um link de acesso. Todas as sessões são gratuitas e as vagas, limitadas.

A programação completa da série, sujeita a alterações, será divulgada nos próximos dias.

Siga-nos

 

Mais Lidos