Em quatro painéis, especialistas abordam pontos relevantes sobre o tema; Na ocasião, haverá visita técnica de identificação e mapeamento dos atrativos que vão entrar no guia Turismo Rural RJ

Nesta quinta-feira (26/5), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio realizam o workshop do programa “Turismo Rural RJ”, no Núcleo Regional da Setur-RJ na Costa Verde, em Angra dos Reis. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico e cultural nas áreas rurais, por meio de atividades turísticas. O workshop é a etapa de capacitação do programa, para estimular os participantes, além de promover uma visita técnica de identificação e mapeamento dos atrativos que vão entrar no guia Turismo Rural RJ.

O “Turismo Rural RJ” é fruto da cooperação técnica entre a Setur-RJ, a TurisRio, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa), em parceria com o Núcleo de Estudos de Geografia Fluminense (Negef), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O subsecretário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Marcelo Monfort, sinaliza que o estado abriga um rico cenário rural.

“O programa “Turismo Rural RJ” dá luz às diversas oportunidades que o campo oferece e orienta como explorar o potencial turístico de cada região realizando workshops, identificando, mapeando, capacitando e promovendo as atividades do segmento. Outro enfoque importante, é gerar divulgação para o setor econômico nas atividades rurais”, destaca Monfort.

Na programação do workshop, quatro painéis com temas relacionados ao turismo rural, apresentados por especialistas no assunto, complementam-se entregando um conteúdo abrangente e informativo aos participantes.

O Painel 1 "Desenvolvendo o Turismo Rural" será ministrado pelo diretor de Marketing da TurisRio e Especialista em Desenvolvimento de Turismo Rural, Pablo Kling. O Painel 2 traz o tema "Seu Preço Ajuda a Conquistar seu Cliente?", ministrado por Mozart Neto, instrutor do Senar Rio de Turismo Rural. Em seguida, o Painel 3 apresentará a "Importância e os Desafios para a Construção de Roteiros para o Turismo Rural" com a diretora de Gestão e Desenvolvimento da TurisRio, Valéria Lima. O Painel 4 traz o tema "Artesanato como Ferramenta do Turismo Rural" com Marcel Vasconcelos, coordenador do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

O diretor de marketing da TurisRio, Pablo Kling, ressalta que quem participar do workshop passará a entender o Turismo Rural como um segmento de forte potencial para promover melhorias na região.

"Através dos painéis deste workshop, os participantes serão sensibilizados e capacitados para o desenvolvimento do Turismo Rural, em suas diversas possibilidades. Quem participar receberá um "intensivão" de capacitação, e certamente terá novo olhar sobre esta atividade que muito contribui com o desenvolvimento econômico e social da região", pontuou o diretor.

Segundo o Ministério do Turismo, o segmento de Turismo Rural é um conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade. (Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural)

O workshop “Turismo Rural RJ” vai acontecer, às 10h, no Núcleo Regional da Setur-RJ (Núcleo da Costa Verde), situado à Rua do Comércio,10, no Centro de Angra dos Reis.

*Serviço:*
Workshop Turismo Rural RJ
Dia: 26 de maio
Horário: 10h
Local: Núcleo da Costa Verde (Setur-RJ)
Endereço: Rua do Comércio,10, no Centro de Angra dos Reis

Siga-nos