O evento reunirá ministros de Educação, de Desenvolvimento Social e de Finanças de mais de 20 países da América Latina e do Caribe, bem como instituições financeiras internacionais, entidades das Nações Unidas e outros atores-chave.

O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão organizando um evento de alto nível de três dias em Brasília, a partir de 29 de agosto.

O objetivo é traçar rotas para fortalecer o capital humano na região, de modo que cada pessoa possa atingir seu potencial.

 

A partir de 29 de agosto, o Programa Mundial de Alimentos (WFP, na sigla em inglês) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão organizando um evento de alto nível de três dias em Brasília. Este evento oferecerá uma plataforma aos Ministros de Educação, de Desenvolvimento Social e de Finanças de mais de 20 países da América Latina e do Caribe, bem como a instituições financeiras internacionais, entidades das Nações Unidas e outros atores-chave, para traçar rotas para fortalecer o capital humano na região, de modo que cada pessoa possa atingir seu potencial.

O evento está sendo organizado em estreita cooperação com o governo do Brasil e incluirá o lançamento de duas novas publicações: "Estado da Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe 2022", desenvolvida pelo BID e pelo WFP, e o estudo regional "Rotas de Proteção Social para a Nutrição na América Latina e no Caribe", desenvolvido pelo WFP em parceria com o Instituto de Estudos do Desenvolvimento (IDS) e o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Políticas Alimentares (IFPRI).

Durante o evento, será destacada a necessidade de abordagens multissetoriais que conectem educação, segurança alimentar e nutrição para o desenvolvimento do capital humano. Dois enfoques complementares serão discutidos: alimentação escolar e sistemas de proteção social. Os participantes também irão compartilhar lições aprendidas em programas e políticas, bem como as evidências mais recentes ao longo do evento.

*** A imprensa está convidada a acompanhar a sessão de abertura às 09:00 no dia 29 de agosto. 

Participantes:  

  • Camilo Santana, Ministro da Educação do Brasil
  • Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento Social do Brasil
  • Antonio Sá Ricarte, da Secretaria-Geral do Ministério das Relações Exteriores
  • Valerie Guarnieri, Diretora-Executiva Adjunta do WFP
  • Lola Castro, Diretora Regional do WFP
  • Morgan Doyle, Representante do BID no Brasil
  • Silvia Rucks, Coordenadora Residente da ONU no Brasil

Depois da sessão de abertura, haverá oportunidades para entrevistas com os palestrantes.

Detalhes do evento: 

QUEM: Representantes governamentais dos ministérios de Educação, Desenvolvimento Social e Finanças (três por país) de mais de 20 países da América Latina e do Caribe, Instituições Financeiras Internacionais (BID, CAF, Banco Mundial), Agências da ONU, Academia (Instituto de Estudos de Desenvolvimento, IFPRI, CIAT Bioversity), sociedade civil, especialistas internacionais e regionais. 

QUANDO: 29-31 de agosto de 2023 

ONDE: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), Brasília. 

Transmissão ao vivo: 

  • O lançamento da publicação “Estado da Alimentação Escolar na América Latina e no Caribe 2022” será transmitido ao vivo em inglês e em espanhol no dia 29 de agosto, 11:30 – 12:30 (horário de Brasília) 
  • O lançamento da publicação “Rotas de Proteção Social para a Nutrição na América Latina e no Caribe” será transmitido ao vivo em inglês e espanhol no dia 30 de agosto, 9:00-10:30 (horário de Brasília) 

Credenciamento para a imprensa: os jornalistas que desejam assistir à sessão de abertura devem se registrar neste link antes da sexta-feira, 25 de agosto. 

Sobre os organizadores:

Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo, que salva vidas em emergências e fornece assistência alimentar para construir um caminho em direção à paz, estabilidade e prosperidade de populações que estão se recuperando de conflitos, desastres e do impacto das mudanças climáticas.

Banco Interamericano de Desenvolvimento se dedica a melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional na América Latina e no Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de ponta e fornece aconselhamento político, assistência técnica e treinamento para clientes dos setores público e privado em toda a região. Faça nosso tour virtual.

Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil é um centro global para o diálogo de políticas Sul-Sul, aprendizado, capacitação e assistência técnica, visando promover ações contra a fome.

Sigam nossos perfis no X: @wfp_media, @wfp_es, @WFPBrasil, @the_IDB, @el_BID