O encontro comercial reuniu agências, operadores, hotelaria, fornecedores e representantes do trade turístico local, na ação que promoveu o Rio de Janeiro e suas 12 regiões turísticas, na capital paranaense

Mais um destino emissor de turistas recebeu o roadshow “O Rio é de Vocês!”, nesta quinta-feira (14). Desta vez, Curitiba (PR) contou com o projeto que promove o estado do Rio de Janeiro em mercados estratégicos na busca de visitantes para o RJ. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e pela TurisRio, em parceria com a ABIH-RJ e a HotéisRio, o encontro comercial reuniu agências, operadores, hotelaria, fornecedores e representantes do trade turístico local, na ação que aconteceu na Mansão Jardino, espaço localizado no bairro Alto da XV.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, a iniciativa visa apresentar o estado do Rio de Janeiro como opção turística, além de inserir novos produtos e diversificar a oferta no mercado.

– O Rio é de vocês! é um grande projeto na promoção do turismo do Rio de Janeiro. É mais uma forma de os players do segmento se conectarem, conhecerem os destinos do nosso estado e fecharem negócios. Estamos realizando uma série de ações pelo Brasil e no mercado internacional em busca de turistas para a tão esperada alta temporada. Acreditamos que vamos ter resultados efetivos com o setor, que tanto contribui para a economia do nosso Estado – ressalta o secretário Gustavo Tutuca.

Na ocasião, a ação foi iniciada com uma capacitação sobre os destinos e atrativos do estado do Rio de Janeiro com especialistas. Na sequência, o diretor de marketing da TurisRio, Pablo Kling, divulgou os atrativos e destinos que compõem as 12 regiões turísticas do RJ com ênfase nas chamadas regiões prioritárias, que abrigam a Costa Verde, Costa do Sol, Vale do Café, Agulhas Negras, Metropolitana e Serra Verde Imperial.

Pablo Kling, diretor de Marketing da TurisRio, durante a capacitação das regiões turísticas apresentou segmentos que os agentes podem oferecer a seus clientes.

 

– As belezas do estado do Rio de Janeiro estão sendo divulgadas aqui em Curitiba, capital importante para a emissão de turistas ao Rio. Vamos conhecer um pouquinho das nossas 92 cidades maravilhosas, que tanto atraem visitantes do Brasil e do mundo. Convido vocês a conhecerem o que temos de melhor – disse Pablo durante a apresentação.

Representando a região turística Vale do Café, o assessor especial da Setur-RJ, Wanderson Farias, apresentou os atrativos como as fazendas históricas, as rotas da cachaça e do queijo, além do potencial dos produtos regionais e o do Turismo Rural.

– O Vale do Café é uma região de amplo potencial na atração de turistas e está se consolidando como uma das principais do estado com as suas características de natureza, artesanato, produtos regionais e atrativos de entretenimento para toda a família – destacou Wanderson.

O assessor especial da Setur-RJ, Wanderson Farias, apresentando o Vale do Café durante a rodada de negócios

 

Após as capacitações, iniciaram-se as rodadas de negócios com os agentes e operadores. Ao final do encontro houve sorteios de brindes aos participantes. O roadshow já passou por Belo Horizonte (MG), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO) e Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

Para Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do município do Rio de Janeiro e Conselheiro da ABIH-RJ, a hotelaria carioca sempre teve um protagonismo muito grande em ações de promoção e captação de turistas e conta com o parque hoteleiro mais moderno do país.

– Esse alinhamento com os demais setores produtivos que se relacionam com o turismo e a interlocução com os principais mercados emissores é fundamental para o setor – conclui Alfredo Lopes.

Renata Marques, supervisora Comercial do Grupo Cataratas RJ, apresentando o BioParque, AquaRio, e Paineiras Corcovado.