Alpinista abriu programação desta quinta-feira do Abeta Summit 2023, congresso sobre o futuro do setor turístico no Brasil, que ocorre no norte de Minas

Técnica, perseverança e empatia não só conduzem o alpinista Rodrigo Raineri em seus desafios pelos quatro cantos do mundo como são questões essenciais para o desenvolvimento do turismo brasileiro. À frente do projeto de tecnologia Destinos Inteligentes, Raineri abriu a programação do Abeta Summit 2023 nesta quinta-feira (26) com a palestra “Grandes Jornadas”, no Auditório Espinhaço, na Escola Técnica de Educação Profissional de Grão Mogol, no norte de Minas Gerais, onde ocorre até sábado (28) a 20ª edição do Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. O evento é considerado o principal encontro nacional do segmento.

Primeiro brasileiro a subir três vezes com sucesso o Monte Everest e a guiar expedições aos 7 Cumes, projeto que abrange escalar as mais altas montanhas de cada continente, Raineri compartilhou com o público histórias e lições do alpinismo. “Não é só chegar ao topo que interessa. A trajetória e os relacionamentos que fizemos pelo caminho são muito importantes. Quando você se amarra em uma corda para escalar uma montanha, seu parceiro está segurando a outra ponta. Você coloca sua vida na mão do seu parceiro”, destacou, enfatizando a necessidade de união também no desenvolvimento do setor turístico no Brasil. “Tem que ter treinamento comportamental, de emergência e técnico. É fundamental trabalharmos juntos, padronizar procedimentos. Tem que ser obcecado por análise e avaliação de riscos. E nisso temos uma vantagem, pois o Brasil é referência mundial em certificações de segurança para o turismo de aventura”, disse. 

Em meio a vídeos de momentos de suas jornadas pelo mundo, Raineri falou sobre superação e paixão para encarar os desafios. “Tem que ter entrega, planejamento, perseverança, empatia, treinamento e ousadia, pensar grande para achar soluções”, afirmou. O alpinista também se emocionou ao falar de seu parceiro de montanhismo Vitor Negrete, que morreu em 2006 quando escalavam o Monte Everest. “Foi muito difícil, pensei em largar o alpinismo”, contou. 

Reforçando o tema do Abeta Summit 2023, “(Re) Descobrindo o Brasil, novos destinos, novas oportunidades”, Raineri falou sobre a plataforma Destinos Inteligentes, criada para o desenvolvimento de pólos de turismo ainda pouco conhecidos no país. “A beleza é trabalhar o turismo regional. Com a plataforma, é possível reunir toda a oferta de cada local, guias, atrativos, artesãos. É uma forma de consolidar a informação sobre a região e torná-la referência. Movimenta o turismo local e permite que muitos profissionais saiam da informalidade”, avaliou. 

No encerramento de sua palestra, Raineri cobrou o envolvimento e a união de agentes públicos e da iniciativa privada para revolucionar o turismo de natureza do Brasil, sem deixar de lado o cuidado com o meio ambiente. “O nosso planeta está passando por um momento difícil. Existe um ponto de não retorno e alguns estudiosos dizem que estamos chegando lá”, completou. 

 

Abeta Summit 2023

O lugar escolhido para a edição deste ano do Abeta Summit foi a cidade de Grão Mogol, na Cordilheira do Espinhaço, a maior cadeia de montanhas do país (a segunda maior da América Latina) e patrimônio reconhecido pela Unesco como Reserva da Biosfera. Durante os quatro dias do evento, que começou na quarta-feira (25), representantes do governo, empresários, especialistas do setor e viajantes falarão sobre perspectivas para o futuro do turismo de natureza do Brasil, destacando roteiros fora dos grandes centros e projetos turísticos que atuam para a transformação econômica e social do país. Também estão na pauta a redução das emissões de carbono, a preservação dos geoparques brasileiros e o uso de inteligência artificial no turismo.

Ao todo, serão mais de 52 horas de conversas, oficinas e mesas de negócios, além de espaço para apreciar a gastronomia local e visitas guiadas aos principais pontos da região, como o município de Botumirim, internacionalmente conhecido pela observação de pássaros, por ser o único lugar no mundo onde se pode avistar a rara espécie rolinha-do-planalto.

O Abeta Summit 2023 também sedia a 3ª edição da Exposição de Destinos (Re) Descobrindo o Brasil, espaço que apresenta atrações naturais e lugares ainda pouco conhecidos. No local, é possível experimentar simuladores de atividades de aventura, como a Tirolesa de Bike, no estande da empresa Natural Extremo, de Santa Catarina, e o voo de parapente no Pico da Ibituruna, no estande no município de Governador Valadares (MG), além de conhecer roteiros ecoturísticos de todas as regiões do país. 

 

Sobre a Abeta

Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são mais de 120 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Os associados Abeta estão presentes em diferentes regiões do Brasil e atuam com atividades como arvorismo, escalada, mergulho, balonismo e canoagem. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento em turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentre os destaques quando o assunto são eventos voltados aos profissionais do setor, estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo.