Haverá um painel especial sobre Inteligência Artificial e Criação

De 10 a 19 de novembro, Lisboa receberá a 17ª edição do LEFFEST — Lisboa Film Festival, um dos maiores eventos culturais de Portugal, reunindo o que há de melhor no mundo da sétima arte.

Em vigor desde 2007, o festival destaca-se pela presença de figuras notórias da história mundial do cinema e das artes, que compartilham suas vivências e experiências com o público. Além disso, a apresentação de uma seleção imbatível de filmes (em competição e fora), pré-estreias aguardadas, mostras e retrospectivas, bem como a descoberta e a premiação de novos talentos, homenagens às personalidades marcantes e a cineastas cujas produções são alheias às pressões da indústria cinematográfica, incrementam a programação.

Esta edição acontecerá em diferentes bairros e espaços lisboeta, tais como o Cine-Teatro Turim, a Academia das Ciências, o Palácio Sinel de Cordes da Trienal de Arquitectura, a Galeria Imago e, os clássicos, Cinema Nimas e Teatro Tivoli BBVA.

Com uma agenda cuidadosamente elaborada por quem vive e respira cinema, o Lisboa Film Festival´23 trará, em sua abertura, o filme “Poor Things”, de Yorgos Lanthimos, vencedor da Mostra de Veneza. Outros premiados, como “Anatomie d'une chute”, da francesa Justine Triet, vencedor de Cannes; “Critical Zone”, do iraniano Ali Ahmadzadeh, de Locarno; e “O Corno do Centeio”, de Jaione Camborda, no Festival de San Sebastián, serão transmitidos pela primeira vez no país.

A competição oficial englobará uma dezena de filmes, que serão submetidos a um júri presidido pelo realizador Elia Suleiman, ao lado da atriz Fanny Ardant, do músico e compositor Nitin Sawhney, dos escritores Rachel Kushner e Giorgi Gospodinov, do fotógrafo Khalik Allah e da artista Adriana Molder.

Na ocasião, também haverá um painel especial sobre Inteligência Artificial e Criação, com mesas redondas comandadas por Laurie Anderson, exibição de filmes e concertos do violinista e maestro Gidon Kremer e do compositor e pianista Keiichiro Shibuya, que dividirão o palco com um android cantor, construído a partir dessa tecnologia.

Estão previstas, ainda, uma masterclass com Leos Carax, Cristi Puiu e Ryusuke Hamaguchi, bem como exposições dos artistas Godard e, estreando em Portugal, Khalik Allah, seguidas de homenagens às obras de Clint Eastwood e de Pedro Costa, retrospectivas de Justine Triet e Nuri Bilge Ceylan, além de muitas outras surpresas.

 

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)

Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade.