Espaço agora conta com uma estrutura fixa, construída com material sustentável - um legado do festival para a cidade

Novidade nesta edição do festival, o palco Coreto também serviu de palco da Área Talks, inaugurado com um bate-papo entre a cantora, compositora e atual Ministra da Cultura, Margareth Menezes e sua conterrânea baiana Majur, mediado pela produtora cultural Marcele Oliveira. O tema foi “Histórias Vividas e Inventadas: o processo de composição autoral”.

No debate, elas destacaram como o processo de composição musical é uma jornada fascinante que mescla experiências vividas e histórias inventadas. As artistas destacaram que compositores encontram inspiração em suas próprias vivências e emoções, transformando esses sentimentos em músicas que ressoam com o público.

Público no Palco Coreto, no Parque Municipal de Petrópolis, no distrito de Itaipava.

 

“O processo de composição é uma jornada única e pessoal para cada artista. Seja através das histórias vividas que moldam suas vidas ou das histórias inventadas que povoam sua imaginação, os compositores têm o poder de criar mundos inteiros com sua música”, destacou Margareth Menezes.

 

Elas também destacaram como a imaginação desempenha um papel crucial, permitindo que os compositores criem universos fictícios e explorem diferentes perspectivas. A música não apenas reflete as emoções, mas também oferece uma forma de autodescoberta, conectando-os mais profundamente consigo mesmos e com os ouvintes.

 

“Essa capacidade de transcender as fronteiras da realidade e tocar a humanidade que torna a música uma forma de arte tão poderosa e universal”, completou Majur.

 

Já no domingo, quem subiu ao palco para falar sobre Narrativas Femininas foi Carol Biazin e Larinhx, com mediação de Claudia Assef (WME). Elas destacaram as conquistas das mulheres que desafiaram normas sociais e inspiram gerações futuras, destacando histórias de coragem, resiliência e determinação que celebram a diversidade e a força das mulheres ao longo do tempo.

 

“Ouvir vozes tão potentes como essas e ter esse tipo de troca dão um sabor todo especial ao evento, que vai muito além da diversão em si, mas atinge lugares de conhecimento e representatividade. Fiquei surpresa e muito feliz, mais um ponto para o Festival”, elogiou a publicitária Marcella Gusmão, de São Paulo.

 

Na semana que vem, sempre no mesmo horário, o bate-papo fica por conta de Eliane Dias, Moa e Ana Paula Paulino, com mediação de Taísa Machado, no sábado, discutindo o tema “Por trás dos palcos” e, no domingo, as cantoras Karol Concá e Gaby Amarantos destacam o “Autocuidado em meio ao caos”, com mediação de Dandara Pagu.

 

         Rafael Eckhardt, diretor do Coreto, comemora a estreia do palco, agora como fixo - não apenas no evento, mas para Petrópolis. “Para nós, é um marco de uma entrega de um festival que vem ficando cada vez maior, que tem relevância em cenário nacional e que está preocupado em entregar à cultura local também. Estamos muito felizes com esse resultado”, avalia.