Abeta Summit 2024 ocorrerá de 30 de outubro a 2 de novembro no Ceconfi

Foz do Iguaçu será a sede do maior congresso de turismo de natureza do Brasil em 2024, o Abeta Summit. O protocolo de intenções para realização do evento foi assinado durante o Foz Internacional Boat Show, nesta quinta-feira (23). Participaram do ato o diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), Luiz Del Vigna, o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, André Alliana, o secretário do Estado de Turismo do Paraná, Marcio Nunes, e o diretor de Patrimônio Natural do Instituto de Água e Terra (IAT), Rafael Andreguetto. Durante o evento, os representantes da Abeta também se reuniram com o Ministro do Turismo, Celso Sabino de Oliveira, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, e o presidente do IAT, Everton Luiz da Costa Souza.

Del Vigna comemorou a escolha da cidade como sede para a realização do Abeta Summit, que marcará ainda as comemorações pelos 20 anos da entidade. “Por sua localização, nos permitirá fazer o primeiro Summit internacional, pois também teremos atividades na Argentina e no Paraguai. Além disso, Foz do Iguaçu tem um atrativo considerado uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo”, disse, referindo-se às Cataratas do Iguaçu. “Não consigo imaginar algo mais legal para comemorar os 20 anos da Abeta”, completou. 

O Abeta Summit é considerado o principal encontro voltado ao turismo de natureza do país, reunindo operadores e consultores especializados, fornecedores, empresários, acadêmicos, consultores, gestores públicos e viajantes. Na edição de 2023, que ocorreu na cidade de Grão Mogol (MG), participaram mais de 70 palestrantes, que abordaram questões como perspectivas para o futuro do turismo brasileiro de natureza, mudanças climáticas e tecnologia voltada ao turismo. O evento recebeu, ainda, público de cerca de 700 pessoas. “Teremos uma grande edição em 2024, em um Estado com uma quantidade imensa de recursos naturais e que vem investindo cada vez mais no turismo de natureza”, destacou Del Vigna. O Abeta Summit ocorrerá de 30 de outubro a 2 de novembro do próximo ano, no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi).

 

Sobre a Abeta

Criada em 2004, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são 120 empresas com sedes em 20 Estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de turismo, ecoturismo e turismo de aventura. Dentro do seu escopo de atuação, a Abeta possui um calendário de eventos e projetos, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento no segmento. Dentre os destaques quando o assunto são encontros voltados aos profissionais do setor, estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit, que a cada ano ocorrem em cidades diferentes, como forma de reforçar a riqueza natural do país para o turismo.