De centros históricos a praias, os visitantes conhecerão experiências envolvendo artesanato, cultura, dança, música e carnaval

As belas praias do Rio de Janeiro; o centro histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais; as paisagens da Serra da Mantiqueira e a grande metrópole de São Paulo! Essas atrações imperdíveis para quem quer conhecer o Sudeste do país estarão em um só lugar: no Salão Nacional do Turismo. A região, conhecida pelas diversas características geográficas, culturais e econômicas, terá uma grande exposição nos dias 15, 16 e 17, na Arena BRB Mané Garrincha.

No Espírito Santo, os destaques serão para as experiências como a observação de baleias jubarte, na capital Vitória; a prática de voo livre com óculos de realidade virtual; as vivências rurais em Venda Nova do Imigrante, sem falar na possibilidade de visitas culturais e religiosos, por meio de divulgação do Mosteiro Zen Budista de Ibiraçu e do Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Para os amantes da natureza, estarão presentes atrativos de Minas Gerais, como a Cordilheira do Espinhaço e destinos como Alto Caparaó, a Serra do Cipó e Veredas, que oferecem paisagens deslumbrantes para o visitante. Ainda no território mineiro, Monte Verde e o Grande Hotel Termas de Araxá proporcionarão experiências de tranquilidade e conforto.

Os entusiastas do turismo rural podem conhecer mais sobre a Rota do Queijo Terroir Campos das Vertentes e a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro, que oferecerão produtos típicos para degustação de queijos e cafés. Já as trilhas de longo curso presentes no evento, como a Volta das Transições e o Caminho do Sertão, apresentarão roteiros exclusivos de trekking e cicloturismo.

No Rio de Janeiro, o visitante do Salão terá a oportunidade de observar aves, flora e fauna dos Parques Estaduais e conhecer a Volta ao Rio, uma trilha de longo curso que promete conectar as mais belas unidades de conservação do estado. Além disso, será possível vivenciar o maior aquário marítimo da América Latina, o AquaRio.

Em São Paulo, será possível conhecer destinos de observação de fauna, como os encontrados no município de São Sebastião - que oferta observação de baleias - e Ilhabela - com observação de aves. O afroturismo terá destaque com a oficina de bonecas Abayomi de Ubatuba, boneca produzida nas senzalas como forma de amuleto e que hoje é produzida como um símbolo da resistência. Além disso, também terá a tradicional vivência de Peão de Barretos; o sanduíche de mortadela de São Paulo; os produtos gastronômicos do interior paulista. O fenômeno de rochas bioluminescentes da Grande Reserva da Mata também serão uma amostra do que o público de Brasília poderá conhecer no Salão do Turismo.