Passeando pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina o Salão terá degustações, dança, turismo de aventura e muito mais

No Salão Nacional do Turismo, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar em experiências únicas que destacam a diversidade e riqueza da Região Sul do Brasil. Podem experimentar queijos, passear por cânions e ainda degustar vinhos, sucos e espumantes. Um dos destaques é a Grande Reserva da Mata Atlântica - Serra Verde Express, Fundação Boticário (Paraná), que oferecerá uma imersão na natureza em uma região de rara beleza, abrigando o maior trecho contínuo remanescente da Mata Atlântica.

E tem muito mais, veja mais experiências do Sul que estarão disponíveis no Salão.

GASTRONOMIA – Mergulhando na produção familiar, as “Experiências Rurais do Paraná” proporcionam um passeio com ênfase em produtos premiados, como queijos, cafés e vinhos. A “Cultura da Erva Mate” (RS) leva os visitantes a explorarem os sabores da especiaria. Em Porto União (SC), a degustação de bebidas típicas, mel e ervas completam a experiência sensorial oferecidas no Salão Nacional do Turismo.

ENOTURISMO – Para os amantes de vinhos, o “Vale dos Vinhedos” e a "Serra Gaúcha" (RS) convidam os participantes a conhecerem a região através da degustação de vinhos, sucos e espumantes. Além disso, os visitantes podem participar da incrível “Experiência da "Pisa", onde podem literalmente pisar nas uvas em um tanque de madeira no período da Vindima. O processo remete a cultura de como era feito o vinho nas colônias italianas antigamente.

TURISMO RURAL - Em Santa Catarina, “Uma Aventura na Serra Catarinense” destaca o turismo rural com cavalgadas, vinhos de altitude, queijos, mel e maçãs. Em Cânions do Sul (RS), os visitantes podem explorar a maquete do parque e degustar o autêntico queijo serrano.

TURISMO DE AVENTURA - No estande das Três Coroas (RS), será apresentada uma aventura aquática com botes de rafting em exposição, coletes e capacetes inclusos. Ainda no Rio Grande do Sul, no “Pé da Cascata”, será possível aproveitar no balanço infinito com vistas espetaculares da queda d’água. Utilizando a realidade virtual, a “Georrota Cânions do Sul” (SC) proporciona vivências para explorar desde balonismo, paleotecas até trilhas e tirolesa. Para os amantes do cicloturismo, os “Circuitos Cicloturísticos de Santa Catarina” (SC) oferecem uma demonstração interativa, enquanto os “Caminhos dos Cânions do Sul” (RS) proporcionam uma experiência de balonismo com óculos de realidade virtual.

Passando pela grandiosa natureza do Sul, o “Turismo de Aventura em Garopaba” (SC) apresenta as experiências turísticas do surf catarinense, com belas praias, trilhas e natureza.

CULTURA – A “Cultura e Cooperativismo Paranaense” traz à tona as influências das culturas europeias, como a holandesa, ucraniana e alemã, que migraram para o Paraná, enriquecendo a região.

No clima do Natal, a experiência “Canela & Parque do Caracol” (RS), mistura realidade virtual à presença de mascotes natalinos, proporcionando uma vivência única. Com roupas típicas da tradição gaúcha, o “Roteiro do Violino à Estância” (RS) é apresentado por um casal, e a “Oficina de Pintura de Bolachas” (SC) destaca um atrativo cultural de Santa Catarina. O “Turismo Cultural em Treze Tílias” (SC) divulga a cultura local através de música, dança, escultura em madeira e artesanato.

Viajando no tempo, a experiência “Registros do Passado” (SC) promove a produção de arte com conchas, exposição de fósseis e degustação de queijos regionais. Para aqueles que gostam de história, o “Caminho das Missões Jesuíticas” (RS) oferece um espaço ambientado com vestimentas de peregrinos, cajado e chapéu para fotos memoráveis.

TURISMO DE LUXO – A vivência nos “Resorts de Água Doce do Paraná” destaca a sofisticação às margens de Angra Doce, com foco em conhecer os resorts e passeios náuticos do local.

ETNOTURISMO - O Sul traz ainda, como tendências no espaço de Etnoturismo a experiência "cultura Indigena Kaingang", que será apresentada pro meio da dança Caigangue, da confeccão do artesanato ao vivo e da pintura cerimonial Indígena feita com público do evento.