Evento tem duração de 25 dias e espera receber 200 mil visitantes durante o período

Representando o governador do estado Eduardo Leite, o secretário de turismo em exercício, Luiz Fernando Rodríguez Júnior, compareceu à abertura da 3ª Vindima de Gramado na noite dessa quinta-feira (8/02). O evento foi realizado na Praça das Etnias, transformada em Vila do Vinho, e reuniu autoridades, produtores e moradores da cidade.

“Tudo que acontece em Gramado já nasce grande porque nasce bem organizado, com esse potencial do turismo e essa figura que vocês estão trazendo do enoturismo para essa cidade. O enoturismo, hoje, tem um potencial gigantesco”, destacou Luiz Fernando.

A Vindima em Gramado tem duração de 25 dias, com encerramento previsto para 3 de março. A programação inclui shows musicais e culturais, experiências gastronômicas, degustações, pisa gratuita da uva, além de conteúdo com workshops preparados pelas vinícolas participantes.

A GramadoTur, autarquia municipal responsável pela festa, estima em 200 mil o número de visitantes que circularão pelo espaço. A presidente da entidade, Rosa Helena Volk, ressaltou também a diversidade gastronômica da Vindima de Gramado, que abre um leque para todos os gostos.

“É um evento que nasceu com sucesso. Quando lá na Secretaria de Turismo fizemos o guia da rota do vinho em Gramado - com nossas sete vinícolas -, pensamos: por que só lançar o guia? Vamos fazer a festa da colheita. E temos aqui a Vila do Vinho com sete vinícolas expondo. Você pode degustar e curtir vinhos, espumantes e sucos. Temos gastronomia de massas, pizzas, risotos, hamburgueres e frios, tão apropriados para essa harmonização”, explicou Rosa Helena.

A previsão é de que a safra em Gramado tenha entre uma e uma tonelada e meia. O município possui atualmente cerca de 90 hectares de área com cultivo de uvas, gerando uma colheita da safra com média de 1,5 toneladas nos últimos anos. As vinícolas gramadenses produzem anualmente cerca de 100 mil garrafas de vinho e 100 mil litros de suco artesanal de uva.