Tradicional evento da Serra Gaúcha vai até 3 de março com novidades para o público como o “polentaço” e o “saguzaço”

A 34ª edição da Festa Nacional da Uva teve início nesta quinta-feira (15/02), no Parque de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Realizado a cada dois anos, o evento segue até 3 de março e carrega desta vez o tema “Caminhos e Lugares” com a intenção de contar e comemorar os 150 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha - os italianos começaram a povoar a região a partir de 1875.

A programação da festa inclui atrações diversificadas como os tradicionais desfiles, espaço para a gastronomia local, jogos coloniais e atividades culturais, além dos shows com artistas locais e nacionais. As feiras agroindustrial e multissetorial também são um grande atrativo com a presença de produtos de aproximadamente 400 expositores da região durante todos os dias dos festejos. 

A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) estará presente com um estande de 60m² na área denominada Praça das Cidades, setor de maior visibilidade da feira, que espera atrair 700 mil visitantes. O espaço da Setur tem como principal objetivo promover os atrativos e produtos turísticos de Caxias do Sul e demais municípios da Região Turística Uva e Vinho, oportunizando a participação das cidades gaúchas que não puderam se fazer presentes com estrutura própria.

 

Desfiles, gastronomia local e shows prometem agitar o público visitante

 

Os tradicionais Desfiles Cênicos terão exibições durante seis dias (15,17, 21, 25 e 28 de fevereiro, além de 2 de março). Eles percorrem a rua Sinimbu, no centro de Caxias, e são gratuitos para a comunidade. O pagamento de ingresso só ocorre para os interessados em acompanhar o cortejo pelas arquibancadas. 

 

A área da gastronomia apresentará novidades na Vila dos Distritos com o “polentaço” e o “saguzaço”, receitas tradicionalmente italianas que serão reproduzidas em larga escala aos sábados. Já os principais shows da Festa Nacional da Uva 2024 ocorrerão no Palco Principal (Arena). Outros dois palcos no centro de eventos e um na Praça Dante Alighieri também contarão com apresentações musicais para a comunidade. 

 

O centro de eventos terá novidades na forma de exposição de uvas, que vai simular um parreiral. A organização da festa também espera surpreender o público com uma nova formatação em alguns espaços, com destaque para o Festival Téti (infantil), além dos espaços de moda, inovação e agricultura familiar.  

 

A programação completa pode ser acessada no site oficial da Festa Nacional da Uva.