Durante o evento, também foram apresentadas as novidades da ALAGEV Educa

Na última segunda-feira (26), começou o LACTE - 19ª edição, evento que aconteceu até onten (27), no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo. Na abertura do encontro, a Associação Latino Americana de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV) oficializou a passagem de bastão de Giovana Januzelli para Luana Nogueira para o cargo de diretora executiva da entidade. 

“Eu não posso deixar de mencionar que depois de mais de seis anos brilhantes na liderança executiva da ALAGEV, Giovana alçou voo para novos desafios. Em outubro, tivemos a oportunidade e honra de receber Luana Nogueira como nova diretora executiva”, comentou Juliana Patti, presidente da associação. 

Com o tema "Inspire", o LACTE- 19ª edição começou criando conexões significativas e longevas entre os profissionais de viagens, eventos e mobilidade corporativa para que se conectem, aprendam e gerem negócios, fomentando um mercado equilibrado, ético e transparente. 

“A ALAGEV tem uma história de 21 anos pautando e norteando os rumos do nosso setor. Estou muito feliz em rever amigos e conhecer tantas outras pessoas. Ainda não completei quatro meses nesta posição e já posso dizer que nesse período aprendi de forma ultraintensiva uma infinidade de coisas, o que levei anos para entender em experiências passadas. Esse frio na barriga me inspira a continuar aprendendo e deixar a minha própria marca nesse mercado que me ensinou tanto. Foram 15 anos na plateia e hoje é uma honra estar no palco e apresentar esse evento para vocês. Este hub multisetorial agrega clientes, intermediários e fornecedores para conexões e fazer do mercado mais sustentável e equilibrado”, destacou Luana. 

Há seis edições o LACTE ganhou uma nova casa, o WTC Events Center, e ontem já anunciaram a renovação da parceria para o próximo ano. “Queria agradecer a ALAGEV por essa parceria. O LACTE é um evento que nos orgulha muito, pois é um encontro de referência. Agora, serão sete anos de parceria, pois em 2025 será aqui novamente”, ressaltou Fernando Guinato, diretor do WTC. 

Ao todo, foram 8 minilabs e sessões educacionais, além de três conteúdos especiais na plenária, mentorias reversas, pitch shows, muito networking e a presença de grandes marcas. Nesta terça-feira (27), serão compartilhados ainda mais conteúdos com 12 minilabs e sessões educacionais, uma plenária, talk show e painel de encerramento, além das ações tradicionais. 

Causa social

Em 2024 o LACTE mobiliza sua comunidade para uma mudança cultural, convidando para o combate aos estereótipos negativos associados à idade. O objetivo da causa é valorizar e respeitar a sabedoria e a experiência, além de lutar por uma maior diversidade etária no setor, garantindo que os mais velhos continuem ativos compartilhando suas histórias, conhecimentos e habilidades. 

“A cada edição fazemos o lançamento de uma causa que trabalhamos no evento e ao longo do ano. Em 2024, é a vez da longevidade e combate ao etarismo. O preconceito por idade atinge também os mais jovens, embora no ano passado conseguimos uma melhora expressiva na empregabilidade da geração Z, ou seja, pessoas com menos de 25 anos, que são as que mais sofrem com o desemprego”, completa Luana. 

ALAGEV Educa

Durante o encontro, a associação anunciou novidades sobre a ALAGEV Educa, projeto que conta com cursos de alta qualidade sobre viagens e eventos corporativos com uma abordagem prática e inovadora. Um dos destaques foi o cupom com o código “LACTE19”, que oferece até esta terça-feira (27), 50% de desconto para todas as capacitações da plataforma on-line. 

“Nós somos um hub criativo, inquieto e colaborativo e soubemos que muitos contratantes, profissionais entrantes e até aqueles que desejam se atualizar, gostariam de um projeto como a ALAGEV Educa. Trouxemos um leque de soluções para viagens e eventos que está crescendo dentro da ALAGEV”, destaca Andrea Matos, gerente da ALAGEV Educa.

Outra novidade foi o lançamento da primeira certificação do mercado: o “ESG Bronze”, direcionado aos talentos e organizações do setor que possuem competências e bons resultados em relação às boas práticas das diretrizes Environmental, Social, and Corporate Governance (ESG). Líderes, profissionais e interessados em conhecer os fundamentos da agenda desse conteúdo, suas aplicações nos negócios e operações no setor de eventos e viagens corporativas integram o público-alvo da certificação.

“Queremos formar novos profissionais com a mão na massa, que possam trazer o retorno do ESG com três eixos diferenciados: viagens, eventos e MICE. Também pretendemos proporcionar um aprendizado com o que interessa com precisão. Esse conteúdo é uma nova fronteira de negócios, já que o ESG é uma prerrogativa para o mercado”, destaca Ana Paula Arbache, fundadora do Hub Mulher e da Arbache Innovations.

Durante o discurso, a entidade anunciou ainda outras ações que serão desenvolvidas ao longo de 2024  como, por exemplo, as comunidades da ALAGEV trabalhando como tema principal a governança, que está dentro da esfera do ESG. 

2ª edição do prêmio “Você Inspira no LACTE”

O encontro contou também com a 2ª edição do prêmio “Você Inspira no LACTE” para os melhores cases de eventos e viagens corporativas, divididos em três pilares: inovação, ESG e parceria. A votação foi realizada ao vivo e a escolha dos vencedores de cada categoria foi feita pelos próprios participantes do LACTE diretamente no aplicativo, com entrega dos troféus na sequência.

“A missão desse prêmio é inspirar toda a comunidade da ALAGEV a ir além. Se tem uma coisa que me inspira é ver parcerias verdadeiras. Somos seres interdependentes e não fazemos nada sozinhos. Espero que essas categorias inspirem cada um dos participantes a acreditarem uns nos outros e fazer novos negócios com esses insights”, disse Luana.

Confira os ganhadores:

ESG: Vai Voando - Promovendo a potência das favelas | BeFly

Inovação: ESG Pulse | ESG Pulse

Parceria: Um novo olhar para o futuro – Capacitação através do Club Med School | Club Med

Nesta edição, foi criada a categoria “hors concours”, sendo o primeiro a receber o troféu o projeto “Aero SHARK”, da Lufthansa Group.

2ª edição do 5K LACTE Desafio - Correr Com Propósitos

No domingo (25) foi realizada a 2ª edição do 5K LACTE Desafio, organizado pela ALAGEV e pela Correr Com Propósitos. O evento reuniu cerca de 80 participantes da comunidade de esportistas e entusiastas da associação para uma corrida/caminhada e contemplou uma ação solidária com o objetivo de promover a saúde e conexão entre os participantes. 

A corrida/caminhada de 5K foi 100% carbono neutro, em que todas as partes do processo (incluindo o envio do kit com camiseta) tiveram o carbono neutralizado. Os créditos foram gerados pela CARBONEXT por meio de Projetos de Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), que são certificados pela VERRA, referência mundial em certificação de créditos de carbono.