Transmissão homenageará o Dia da Mulher Negra

O Dia 25 de Julho é uma data para trazer à memória a luta das mulheres negras latino-americanas e caribenhas para uma sociedade mais justa, e relembrar a história de Tereza de Benguela, líder quilombola símbolo da resistência contra a escravização. A artista Zezé Motta, ícone negro da cultura brasileira com mais de 50 anos de carreira, promete não deixar a data passar em branco. Com seu canto de luta e resistência, a cantora e atriz é a estrela da live “Zezé Motta – Mulher Negra” que será transmitida neste sábado, às 16h, em todos os seus canais oficiais (Youtube, Instagram e Facebook).

A gravação ocorrerá de frente para um dos principais cartões postais da Cidade Maravilhosa, diretamente do terraço do hotel Yoo2 Rio by Intercity, com vista deslumbrante para o Pão de Açúcar e Enseada de Botafogo.

Um canto de resistência

No repertório, músicas que consagraram seu contralto poderoso na mpb e que também inspiraram compositores como Moraes Moreira, Luiz Melodia e Rita Lee a lhe entregarem canções inéditas para gravar. Também farão parte músicas onde Zezé foi inspiração para compositores, como por exemplo “Tigresa”, de Caetano Veloso.

A live será apresentada por Luiza Brasil, comunicadora e fashionista, hoje uma das principais influenciadoras quando o assunto é raça e gênero. Quem divide o comando da apresentação com Luiza é a atriz Aline Dias, atualmente na novela ‘Salve-se Quem Puder’, da Globo. Aline ganhou notoriedade na mídia aos 25 anos, quando foi a primeira protagonista negra de Malhação.

A ação pretende trazer ao público informações e dados importantes sobre as questões da mulher negra. O roteiro leva assinatura da cineasta Yasmin Thayná, criadora do Afrolix, plataforma que reúne produções de artistas negros, e que foi vencedora do "Oscar africano" pelo curta ‘’Kbela”. A direção é de Consuelo Cruz, editora de conteúdo no Youtube do canal GNT. Consuelo é também uma das líderes do Diáspora, grupo étnico-racial do grupo Globo. A realização é da Entusiasmo Entretenimento e produção de Vinícius Belo Relações Públicas.

Mulheres Negras

Através de depoimentos, participam da live mulheres negras que hoje são referência no Brasil, nomes como o da jornalista e apresentadora Maju Coutinho, as atrizes Camila Pitanga, Cris Vianna, Taís Araújo, Juliana Alves, Lucy Ramos, Isabel Fillardis, Adriana Lessa, Jeniffer Nascimento, Sheron Menezzes, Jessica Ellen, Luana Xavier, Erika Jannuza, entre outras. Para todas, Zezé Motta abriu caminhos nas artes, tornando-se grande fonte de inspiração. Thelminha, a grande campeã do BBB 20 também participa com um emocionante depoimento.

Solidariedade

Projetos como este, em meio à pandemia, têm ajudado instituições que atuam na área de saúde ou que assistem aqueles que estão em situação de vulnerabilidade em tempos do novo coronavírus. E pensando nisso, Zezé Motta, vice-presidente do Retiro dos Artistas, decidiu engajar sua live para que o seu público possa ser solidário. Será disponibilizado um QR Code, onde doações poderão ser realizadas para a instituição. O Retiro dos Artistas fez 100 anos e abriga a história viva da Cultura Brasileira, guardando uma rica história não só artística, mas social e assistencial. As doações que acontecerão simultaneamente à live, continuarão ao longo dos dias, a apresentação ficará disponível no YouTube.