Atividade envolve mais de 500 famílias e contribui para o desenvolvimento local, inclusão social e valorização do patrimônio cultural das comunidades. Segmento é uma das categorias reconhecidas no prêmio que valoriza as riquezas do campo. Indicações são feitas por técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar.

Depois do impacto da pandemia, o turismo rural vem recuperando força e tende a crescer mais de 50% neste ano, segundo projeção da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural). Dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) indicam que há mais de 500 famílias atuando no Estado neste segmento.

O turismo rural pode movimentar até 52 atividades econômicas, e por isso é um grande impulsionador do desenvolvimento local e da inclusão social, além de promover o patrimônio cultural da comunidade. Por estas características, o segmento terá case premiado com o Troféu Orgulho da Terra 2023.

A principal característica das propriedades de turismo rural no Paraná são os patrimônios cultural e natural. Fazem parte dos roteiros o conforto das acomodações em hotéis fazenda, opções de trilhas de mountain bike, caminhadas ecológicas, ambientes para colônia de férias, cavalgadas e uma culinária rica em sabores. As receitas são elaboradas com produtos locais e trazem os aromas e paladares típicos de cada lugar. Os destaques têm sido os roteiros turísticos como as rotas do queijo paranaense, das lavandas e dos cafés.

Jilo Yamazaki é produtor de pitayas orgânicas no distrito Warta, em Londrina, e um entusiasta da atividade. “Aqui o turista tem uma experiência sensitiva junto ao canto dos pássaros, o perfume das flores”, celebra Yamazaki, que foi homenageado na categoria Turismo Rural no Prêmio Orgulho da Terra em 2022. “Desde a premiação, passamos a receber muitos comentários parabenizando nosso trabalho, o que aumenta a responsabilidade e o compromisso de fazer cada vez melhor”, conta Jilo.

A terceira edição do Prêmio Orgulho da Terra acontece em 30 de novembro e vai homenagear, além do turismo rural, as seguintes categorias: agroecologia, aves, café, erva-mate, feijão, bovinocultura de leite, suínos, piscicultura, agricultura orgânica, agroindústria, bovinocultura de corte, inclusão social, mulheres no agro, sericicultura, soja e milho, sucessão e tecnologia.

As indicações para o prêmio são feitas por um grupo de técnicos do IDR-Paraná e do Sistema Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, que avaliam os empreendimentos sob a perspectiva social, ambiental e econômica. O tema deste ano é “Desenvolver sem esgotar”.

O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo RIC, que dá visibilidade às propriedades premiadas com uma série de reportagens veiculadas na emissora.