No Salão Nacional do Turismo, na capital federal, a Bahia apresentou 10 experiências

 

A entidade baiana Rede Batuc ficou em terceiro lugar no Prêmio Nacional do Turismo, na categoria Turismo de Base Comunitária e Social, pelo trabalho na vila de pescadores e marisqueiras de Matarandiba, em Vera Cruz, na região da Baía de Todos-os-Santos. A premiação aconteceu no evento que reuniu os estados e o Distrito Federal, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, encerrado no último domingo (17). Foram três dias de promoção de experiências oferecidas por destinos turísticos de todo o país, acompanhadas por brasileiros e estrangeiros. 

 

“ Essa premiação é o resultado da vontade e do prazer de mostrar os atrativos das comunidades, uma ação orgânica, que envolve pessoas. O que nos impulsiona é o trabalho coletivo “, declarou o gestor comunitário Evaldo Pereira, que recebeu o prêmio pela Rede Batuc.

 

A Secretaria de Turismo da Bahia( Setur-BA) parceira da entidade em ações estruturantes e de capacitação e qualificação, comemorou o resultado. “ A gente fica feliz em ver o reconhecimento do trabalho autêntico da Rede Batuc, que já tinha conquistado dois prêmios internacionais. Isso só fortalece a nossa parceria por avanços no segmento “, declarou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.

 

No Salão Nacional do Turismo, na capital federal, a Bahia apresentou 10 experiências, entre as diversas opções que o estado oferece.Três atrações tiveram destaque: o acarajé, a cultura indígena e o carnaval. Visitantes fizeram fila para degustar o bolinho de feijão-fradinho, ganharam pinturas corporais tribais e dançaram ao som de um minitrio elétrico e da bateria do bloco afro Muzenza. O evento foi promovido pelo Ministério do Turismo.

 

“ Sempre tive a curiosidade de experimentar o acarajé e hoje realizei meu desejo. Como eu imaginava, a iguaria é uma delícia”, relatou a goiana Andréa Sales.

 

“ Foi importante divulgar as tradições da nossa aldeia, nesse grande evento nacional. As pessoas ficaram sabendo que existem outras coisas interessantes para conhecer, além das belezas naturais da Bahia”, ressaltou a indígena Exna Pataxó, convidada da Setur-BA no evento.